Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52668
Compartilhe esta página
Título: | Tecnologias Assistivas: Um guia orientador de acessibilidade da UFPE |
Autor(es): | SANTOS, Taynara Bezerra dos |
Palavras-chave: | Tecnologias Assistivas; Guia de acessibilidade; Educação Inclusiva |
Data do documento: | 24-Abr-2023 |
Citação: | SANTOS, Taynara Bezerra dos. Tecnologias Assistivas: Um guia orientador de acessibilidade da UFPE. 2023. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura,, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | Diante das mudanças nas tecnologias, avanços na educação, e no direito dos estudantes, uma análise das tecnologias assistivas para a melhoria da qualidade educacional de alunos com deficiência se torna uma ferramenta importante na promoção da inclusão e independência desses alunos. As tecnologias assistivas variam desde equipamentos que podem ser simples, desde equipamentos mais complexos, simples como por exemplo bengalas e óculos, ou dispositivos modernos e atuais como sistemas de comunicação e próteses. Nessa perspectiva, buscaremos fazer um estudo analítico sobre a integração de tecnologias assistivas. Esse trabalho tem como objetivo identificar as recomendações de Tecnologias Assistivas para os professores e discentes e analisar a integração de tecnologias assistivas do ponto de vista dos discentes da Universidade Federal de Pernambuco. É de suma importância e necessidade sabermos como podemos integrar tecnologias assistivas no dia a dia do aluno que está na graduação e como os professores lidam como tais ferramentas, para desenvolver esse estudo é identificar como a universidade auxilia os indivíduos que precisam desse suporte utilizamos como base de análise documental artigos disponíveis no Repositório da UFPE com base em critérios de inclusão e exclusão e guias disponíveis no portal de acessibilidade da UFPE. Esse estudo é caracterizado como uma pesquisa de natureza qualitativa, através da análise documental percebemos que não existem muitos estudos sobre a integração de tecnologias assistivas, ao aprofundar o estudo podemos perceber que existem estudos sobre deficiências específicas, mas nada aprofundado sobre como integrar tecnologias assistivas e adaptar o dia a dia de alunos com deficiência a fim de incluí los em uma formação acadêmica de qualidade com todas as vivências que se fazem necessárias. Por fim é ressaltado a notoriedade de uma educação mais inclusiva, onde possamos formar profissionais independente das suas limitações, facilitando e auxiliando o seu dia a dia, seu ensino e aprendizagem, atendendo as necessidades especificadas para cada aluno e professor. |
Descrição: | 8 |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52668 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Taynara Bezerra dos Santos..pdf | 555,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons