Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52668

Comparte esta pagina

Título : Tecnologias Assistivas: Um guia orientador de acessibilidade da UFPE
Autor : SANTOS, Taynara Bezerra dos
Palabras clave : Tecnologias Assistivas; Guia de acessibilidade; Educação Inclusiva
Fecha de publicación : 24-abr-2023
Citación : SANTOS, Taynara Bezerra dos. Tecnologias Assistivas: Um guia orientador de acessibilidade da UFPE. 2023. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura,, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Resumen : Diante das mudanças nas tecnologias, avanços na educação, e no direito dos estudantes, uma análise das tecnologias assistivas para a melhoria da qualidade educacional de alunos com deficiência se torna uma ferramenta importante na promoção da inclusão e independência desses alunos. As tecnologias assistivas variam desde equipamentos que podem ser simples, desde equipamentos mais complexos, simples como por exemplo bengalas e óculos, ou dispositivos modernos e atuais como sistemas de comunicação e próteses. Nessa perspectiva, buscaremos fazer um estudo analítico sobre a integração de tecnologias assistivas. Esse trabalho tem como objetivo identificar as recomendações de Tecnologias Assistivas para os professores e discentes e analisar a integração de tecnologias assistivas do ponto de vista dos discentes da Universidade Federal de Pernambuco. É de suma importância e necessidade sabermos como podemos integrar tecnologias assistivas no dia a dia do aluno que está na graduação e como os professores lidam como tais ferramentas, para desenvolver esse estudo é identificar como a universidade auxilia os indivíduos que precisam desse suporte utilizamos como base de análise documental artigos disponíveis no Repositório da UFPE com base em critérios de inclusão e exclusão e guias disponíveis no portal de acessibilidade da UFPE. Esse estudo é caracterizado como uma pesquisa de natureza qualitativa, através da análise documental percebemos que não existem muitos estudos sobre a integração de tecnologias assistivas, ao aprofundar o estudo podemos perceber que existem estudos sobre deficiências específicas, mas nada aprofundado sobre como integrar tecnologias assistivas e adaptar o dia a dia de alunos com deficiência a fim de incluí los em uma formação acadêmica de qualidade com todas as vivências que se fazem necessárias. Por fim é ressaltado a notoriedade de uma educação mais inclusiva, onde possamos formar profissionais independente das suas limitações, facilitando e auxiliando o seu dia a dia, seu ensino e aprendizagem, atendendo as necessidades especificadas para cada aluno e professor.
Descripción : 8
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52668
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- Taynara Bezerra dos Santos..pdf555,23 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons