Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52673

Compartilhe esta página

Título: Uma análise étnico-racial: O corpo único em livros didáticos de ciências
Autor(es): CONCEIÇÃO, Tatiane Aguiar da
Palavras-chave: Corpo único; Étnico-raciais; Livro didático
Data do documento: 27-Set-2023
Citação: CONCEIÇÃO, Tatiane Aguiar da. Uma análise étnico-racial: o corpo único em livros didáticos de ciências. 2023. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas , Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O livro didático é um importante recurso no ensino e aprendizagem, principalmente no ensino de ciências e biologia apresentam termos e conceitos que precisam de imagens para auxiliar na compreensão, como são as representações humanas mais especificamente os corpos. Daí vem o questionamento do corpo único que é um corpo branco, amplamente distribuído nos livros didáticos. O Brasil tem uma diversidade étnica, mas porque não a vemos nos livros de ciências, tendo importantes marcos legais como a Lei Nº 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da história e Cultura Afro-Brasileira, e a Lei Nº 11.645/2008 incluiu o ensino da história e cultura indígena. O propósito do estudo é examinar a representação dos corpos humanos nos livros didáticos de ciências do oitavo ano da rede municipal de Vitória nos últimos PNLD. A metodologia adotada foi a quantitativa na perspectiva de Dieh, nas quais foram analisadas as representações humanas em três livros didáticos de ciências, cujas imagens foram quantificadas e categorizadas seguindo uma ficha avaliativa, sendo observado que a maioria das representações humanas são brancas e as representações anatômicas todas são brancas, fora o corpo branco o que aparece é o corpo Afro-brasileiro e corpo indígenas e ciganos são invisibilizados. Conclui-se que é necessário na hora das escolhas do livro didático para além da análise do conteúdo levar em consideração como as representações humanas estão apresentadas, sendo elas importante para a construção da identidade dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52673
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC TATIANE AGUIAR DA CONCEIÇÃO.pdf367,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons