Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52676

Compartilhe esta página

Título: A influência das propagandas e das mídias digitais sobre a escolha alimentar de crianças: uma revisão sistemática.
Autor(es): SANTOS, Maria Clara Lins
Palavras-chave: Escolhas Alimentares; Crianças; Mídia
Data do documento: 3-Out-2023
Citação: SANTOS, Maria Clara Lins. A influência das propagandas e das mídias digitais sobre a escolha alimentar de crianças: uma revisão sistemática. 2023. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: A infância é a etapa inicial da vida compreendida entre o nascimento e os 12 anos de idade. As experiências vividas nesse período são cientificamente reconhecidas por afetar profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos. Nessa fase o indivíduo começa a criar hábitos que refletirão durante todo o seu desenvolvimento. Com isso, a mídia tem elaborado estratégias para promoção de produtos alimentícios, em grande parte de baixo valor nutricional, que possuem o poder de influenciar nas escolhas e no consumo alimentar de crianças. O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da mídia infantil nas escolhas alimentares de crianças. Sendo assim, a metodologia utilizada nesta revisão foi desenvolvida pela estratégia PECO (Problema, Exposição, Controle e Desfecho) para elaboração da pergunta condutora da pesquisa: “Como a mídia pode influenciar nas escolhas alimentares de crianças nos tempos atuais?”. A busca dos artigos foi realizada na base de dados dos periódicos da CAPES/MEC, buscando artigos publicados entre os anos de 2019 e 2023. Foram encontrados 303 artigos, sendo 294 excluídos por não se enquadrarem no tema e público de pesquisa. Assim, 9 artigos foram lidos na íntegra, todos em inglês. Portanto, fundamentado na pesquisa realizada, foi possível concluir que a mídia exerce influência direta nos hábitos e escolhas alimentares de crianças, fazendo com que ocorra um aumento do consumo de ultraprocessados, o que tende a ocasionar diversos problemas de saúde para os indivíduos dessa faixa-etária. Desse modo, os dados apresentados pelo presente estudo ressaltam a importância de se criar e fiscalizar regulamentações acerca desse tipo de propaganda.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52676
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Clara Lins Santos.pdf371,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons