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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52691
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | GÓMEZ SÁNCHEZ, Darío de Jesús | - |
dc.contributor.author | SILVA, Raíssa de França | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T12:20:24Z | - |
dc.date.available | 2023-10-09T12:20:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Raíssa de França. As faces da morte-mulher na poesia de Rubén Darío e Cruz e Sousa. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52691 | - |
dc.description.abstract | A morte nas artes, em especial na literatura, ocupa um espaço indiscutível sendo alegorizada, personificada nas mais distintas eras, povos e culturas; recebeu rostos, corpo, expressões e atributos que foram moldados ao longo do tempo e dos aspectos contextuais de cada tempo. Diante disto, esta investigação se propõe a analisar o tema da representação da morte como mulher na literatura finissecular oitocentista, em particular, na poesia de Rubén Darío e Cruz e Sousa à luz da Tematologia, campo da literatura comparada que se interessa pelo estudo de temas e motivos nas obras literárias. Para realizar esta análise, em especial, nos detivemos nas transformações que os séculos XVIII e XIX sofreram influenciados pelo Racionalismo, Iluminismo e Positivismo, bem como as revoluções populares que permearam todos esses anos a fim de compreender o contexto sócio-histórico em que surgiram o Romantismo e, posteriormente, o Neorromantismo, também chamado de Simbolismo. Por conseguinte, analisaremos poemas escolhidos das obras de Rubén Darío, poeta modernista nicaraguense que foi influenciado pela estética simbolista vigente à época na Franca, bem como alguns poemas escolhidos de Cruz e Sousa, poeta simbolista, pré-modernista, brasileiro, a fim de evidenciar onde os traços da morte-mulher se aproximam e onde se distanciam na poesia simbolista ibero-americana. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teoria da Literatura | pt_BR |
dc.subject | Morte-mulher | pt_BR |
dc.subject | Poesia simbolista | pt_BR |
dc.subject | Rubén Darío | pt_BR |
dc.subject | Cruz e Sousa | pt_BR |
dc.subject | Tematologia I | pt_BR |
dc.title | As faces da morte-mulher na poesia de Rubén Darío e Cruz e Sousa | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5060706829031917 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3437117111884755 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | Death in the arts, especially in literature, holds on an undeniable space, has being personified and symbolized across the various periods of time, peoples, and cultures. Received faces, body, expressions, and attributes that it has been constructed over the time and in to according with the contextual aspects of each period. Given this, this one investigation objectives to analyze this theme of representing death like woman in 19 turns of the century literature, specifically, in the poetry of Rubén Darío and Cruz e Sousa, at the lights of Thematology - a field of comparative literature that focuses on the study of themes and this one in literary works. To execute this analysis, particularly, we have focused on the transformations that about 18th and 19th centuries experienced in the influenced by Rationalist, Enlightenment and Positivism, just like the popular revolutions that permeated those years in order to assimilate the socio-historical context in which Romanticism emerged and, subsequently, neo- romanticism, commonly known as Symbolism. As a result, we will analyze and selected poems from the works of Rubén Darío, a Nicaraguan modernist poetry whom was influenced by of the prevailing symbolist aesthetic of this time in France, as like selected poems has chosen from Cruz e Sousa, Brazilian Symbolist and pre-modernist poetry in order to highlight where the aspects of death woman converge and diverge in Ibero-American Symbolist poems. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Estudos Literários |
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DISSERTAÇÃO Raíssa de França Silva.pdf | 915,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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