Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52709

Compartilhe esta página

Título: Uso e Compartilhamento de Informações de Cunho Político em Redes e Mídias Sociais: Uma Análise do Comportamento Informacional de Diferentes Grupos Geracionais.
Autor(es): Lemos, Dhyego José Ralf
Palavras-chave: Desinformação; Fake News; Pós-verdade; Informação e Política; Gestão da Informação
Data do documento: 22-Set-2023
Citação: LEMOS, Dhyego José Ralf. Uso e Compartilhamento de Informações de Cunho Político em Redes e Mídias Sociais: Uma Análise do Comportamento Informacional de Diferentes Grupos Geracionais. 2023. Trabalho de Conclusão do Curso de Gestão da Informação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este estudo tem por finalidade abordar o comportamento informacional de indivíduos pertencentes a diferentes gerações, em relação ao uso e compartilhamento de informações sobre a política brasileira em suas redes e mídias sociais, sob a hipótese de que indivíduos de gerações distintas, tendem a ter comportamentos diferentes quanto ao uso e compartilhamento de informações. O método utilizado para a coleta dos dados foi a aplicação de um questionário, o que possibilitou uma análise comparativa entre os grupos geracionais pesquisados. Esta pesquisa traz alguns conceitos básicos a respeito de dados, informação e conhecimento, os quais são fundamentais para entender a sociedade da informação, na qual vivemos atualmente. A partir disto, foi feita uma análise comparativa entre alguns grupos geracionais, os quais são compostos por indivíduos que nasceram em um dado período histórico e que compartilham práticas informacionais semelhantes, buscando compreender como essas pessoas atuam no compartilhamento de informações de cunho político e como se dá o acesso a estas informações, considerando que vivemos um período de rápida desinformação, o qual tem proporcionado a disseminação deliberada de informações falsas ou enganosas, as quais objetivam influenciar a opinião pública, prejudicar pessoas, grupos políticos, ou obter vantagens políticas, econômicas ou ideológicas. Devido ao avanço tecnológico, algumas big techs tornaram-se proprietárias dos maiores meios de comunicação da atualidade, sendo as redes sociais os principais meios de interação entre as pessoas, e consequentemente, as principais ferramentas de disseminação de fake news. Atualmente, não há qualquer tipo de regulação das big techs em solo brasileiro, permitindo dessa forma, com que estas empresas manipulem os dados de seus usuários da forma que lhe convém, sem nenhum tipo de transparência, bem como, possibilitando o aumento massivo do compartilhamento de informações falsas. Com isso, foi elaborado o Projeto de Lei nº2630/2020, que visa enquadrar estas empresas, estabelecendo uma série de medidas para prevenir a criação e disseminação de conteúdos falsos ou manipulados na internet, buscando dessa forma combater a desinformação e o compartilhamento de fake news, em redes e mídias sociais, garantindo a transparência destas plataformas digitais no Brasil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52709
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DHYEGO JOSE RALF LEMOS.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons