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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPRESSER, Nadi Helena-
dc.contributor.authorSOUZA, Andrew Santos de-
dc.date.accessioned2023-10-09T14:42:15Z-
dc.date.available2023-10-09T14:42:15Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.date.submitted2023-10-04-
dc.identifier.citationSOUZA, Andrew Santos de. Termos e conceitos que conformam o processo de institucionalização cognitiva do campo de estudos sobre inovação inclusiva. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52710-
dc.description.abstractEsta pesquisa foca em alguns aspectos da institucionalização cognitiva que conformam o processo de institucionalização do campo de estudos sobre inovação inclusiva. O problema que foi investigado ao longo do estudo é: Quais são os principais termos e conceitos adotados na comunicação científica da área da inovação inclusiva? A pesquisa tem como objetivo geral analisar termos e conceitos relativos à inovação inclusiva no que diz respeito à institucionalização cognitiva deste campo. Os objetivos específicos são: identificar os termos relacionados à inovação inclusiva mais utilizados pela comunidade científica na sua comunicação; encontrar a distribuição de frequência das palavras-chave; apresentar uma sistematização dos conceitos referentes à inovação inclusiva, de forma a traçar as correlações conceituais vigentes entre os principais autores. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva e qualiquantitativa, focou sua investigação nos artigos publicados na base de dados Web of Science e Scopus e usou o software VantagePoint® para proceder as análises. Os termos identificados - inclusão, crescimento, desenvolvimento, conhecimento, tecnologia e empreendedorismo - são bastante comuns na literatura sobre inovação inclusiva. As palavras inovação e inovação inclusiva representam os termos de maior frequência e ocorrência pelos pesquisadores nos 189 artigos recuperados. Nossa conclusão é que os conceitos e modelos estabelecidos demonstram aproximações aos preceitos da Inovação Inclusiva: uma ação de inovação para os mais necessitados; indivíduos “pobres” como beneficiário desta ação; a participação destes agentes nos processos de inovação e o aceno positivo para o intercâmbio de comunicação, conhecimentos, participação e aprendizagem no decurso do processo.pt_BR
dc.format.extent35p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectinovação inclusivapt_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.subjectinstitucionalização cognitivapt_BR
dc.titleTermos e conceitos que conformam o processo de institucionalização cognitiva do campo de estudos sobre inovação inclusivapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7300520149420928pt_BR
dc.description.abstractxThis research focuses on some aspects of the cognitive institutionalization that shapes the institutionalization process of the field of studies on inclusive innovation. The problem that was investigated throughout the study is: What are the main terms and concepts adopted in scientific communication in the area of inclusive innovation? The research has the general objective to analyzing the terms and concepts relating to inclusive innovation with regard to the cognitive institutionalization of this field. The specific objectives are: to identify the terms related to inclusive innovation most used by the scientific community in their communication; find the frequency distribution of keywords; present a systematization of concepts relating to inclusive innovation, in order to outline the conceptual correlations in force between the main authors. Descriptive and quantitative research focused its investigation on articles published in the Web of Science (WoS) and Scopus databases and used VantagePoint® software to carry out the analyses. The terms identified - inclusion, growth, development, knowledge, technology and entrepreneurship - are quite common in the literature on inclusive innovation. The words innovation and inclusive innovation represent the terms with the highest frequency and occurrence by researchers in the 189 articles retrieved. Our conclusion is that the established concepts and models demonstrate approximations to the precepts of Inclusive Innovation: an innovation action for those most in need; “poor” individuals as beneficiaries of this action; the participation of these agents in innovation processes and the positive support for the exchange of communication, knowledge, participation and learning during the process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Gestão da Informação

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