Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52710

Compartilhe esta página

Título: Termos e conceitos que conformam o processo de institucionalização cognitiva do campo de estudos sobre inovação inclusiva
Autor(es): SOUZA, Andrew Santos de
Palavras-chave: inovação inclusiva; inclusão; institucionalização cognitiva
Data do documento: 22-Set-2023
Citação: SOUZA, Andrew Santos de. Termos e conceitos que conformam o processo de institucionalização cognitiva do campo de estudos sobre inovação inclusiva. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta pesquisa foca em alguns aspectos da institucionalização cognitiva que conformam o processo de institucionalização do campo de estudos sobre inovação inclusiva. O problema que foi investigado ao longo do estudo é: Quais são os principais termos e conceitos adotados na comunicação científica da área da inovação inclusiva? A pesquisa tem como objetivo geral analisar termos e conceitos relativos à inovação inclusiva no que diz respeito à institucionalização cognitiva deste campo. Os objetivos específicos são: identificar os termos relacionados à inovação inclusiva mais utilizados pela comunidade científica na sua comunicação; encontrar a distribuição de frequência das palavras-chave; apresentar uma sistematização dos conceitos referentes à inovação inclusiva, de forma a traçar as correlações conceituais vigentes entre os principais autores. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva e qualiquantitativa, focou sua investigação nos artigos publicados na base de dados Web of Science e Scopus e usou o software VantagePoint® para proceder as análises. Os termos identificados - inclusão, crescimento, desenvolvimento, conhecimento, tecnologia e empreendedorismo - são bastante comuns na literatura sobre inovação inclusiva. As palavras inovação e inovação inclusiva representam os termos de maior frequência e ocorrência pelos pesquisadores nos 189 artigos recuperados. Nossa conclusão é que os conceitos e modelos estabelecidos demonstram aproximações aos preceitos da Inovação Inclusiva: uma ação de inovação para os mais necessitados; indivíduos “pobres” como beneficiário desta ação; a participação destes agentes nos processos de inovação e o aceno positivo para o intercâmbio de comunicação, conhecimentos, participação e aprendizagem no decurso do processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52710
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Andrew Santos de Souza.pdf999,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons