Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52713

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorBARROS, Aline Kelly de Oliveira Barros-
dc.date.accessioned2023-10-09T15:04:51Z-
dc.date.available2023-10-09T15:04:51Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-10-06-
dc.identifier.citationBARROS, Aline Kelly de Oliveira. Metodologias ativas: uma proposta de sequência didática para o ensino de Biologia em perspectiva integrada. 2023. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52713-
dc.description.abstractAs metodologias ativas tendem a ser técnicas que permitem o acesso a instruções pedagógicas que tornam o aluno o ser protagonista do próprio saber. Este trabalho foi realizado para que inspire profissionais do ensino da Biologia, com a intenção de expandir para a sala de aula alguns métodos a serem usados como propostas inovadoras em ensino-aprendizagem mais atrativo em sequências didáticas, uma vez que os professores só utilizavam de práticas tradicionais que em muitas situações não tinham êxito. Por isto, foi necessário atribuir os conhecimentos das Metodologias Ativas em específico a Sala de Aula Invertida ou Flipped Classroom, como proposta nas aulas de Biologia, tendo em vista que esta disciplina possui extensa variedade de conteúdos e fatores que a englobam. Este trabalho foi realizado baseando-se na categoria de análise da situação, por isto é de extrema necessidade atrelar esta disciplina a outras matérias que envolvam seus conteúdos de alguma forma, para que assim os alunos compreendam os mais variados pontos de vista científicos através de um método que o faça protagonista do próprio conhecimento no seu ritmo de aprendizado. Portanto, foi sugerido uma proposta de sequência didática que abranja os princípios básicos da sala de aula invertida na Biologia com outras áreas do conhecimento, por ser uma sequência didática é válido que seja desfrutado de outras metodologias ativas que também se adequem ao método principal escolhido, desde que envolva a Biologia e outras matérias através dos princípios norteadores dessas categorias de ferramentas metodológicas.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectMetodologias atvaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleMetodologias ativas: uma proposta de sequência didática para o ensino de Biologia em perspectiva integrada.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0732066954235310pt_BR
dc.description.abstractxActive methodologies tend to be techniques that allow access to pedagogical instructions that make the student the protagonist of their own knowledge. This work was carried out to inspire professionals in the field of teaching Biology, with the intention of expanding to the classroom some methods to be used as innovative proposals in teaching-learning that are more attractive in didactic sequences, since teachers only used of traditional practices that were often unsuccessful. For this reason, it was necessary to attribute the knowledge of Active Methodologies specifically to the Inverted Classroom or Flipped Classroom, as proposed in Biology classes, considering that this discipline has a wide variety of contents and factors that encompass it. This work was carried out based on the situation analysis category, which is why it is extremely necessary to link this discipline to other subjects that involve its contents in some way, so that students understand the most varied scientific points of view through a method that makes you protagonist of your own knowledge at your learning pace. Therefore, a proposal for a didactic sequence was suggested that covers the basic principles of the flipped classroom in Biology with other areas of knowledge. as long as it involves Biology and other subjects through the guiding principles of these categories of methodological tools.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Aline Kelly de Oliveira Barros.pdf2,85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons