Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52713

Compartilhe esta página

Título: Metodologias ativas: uma proposta de sequência didática para o ensino de Biologia em perspectiva integrada.
Autor(es): BARROS, Aline Kelly de Oliveira Barros
Palavras-chave: Protagonismo; Metodologias atvas; Sequência didática; Biologia
Data do documento: 28-Set-2023
Citação: BARROS, Aline Kelly de Oliveira. Metodologias ativas: uma proposta de sequência didática para o ensino de Biologia em perspectiva integrada. 2023. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: As metodologias ativas tendem a ser técnicas que permitem o acesso a instruções pedagógicas que tornam o aluno o ser protagonista do próprio saber. Este trabalho foi realizado para que inspire profissionais do ensino da Biologia, com a intenção de expandir para a sala de aula alguns métodos a serem usados como propostas inovadoras em ensino-aprendizagem mais atrativo em sequências didáticas, uma vez que os professores só utilizavam de práticas tradicionais que em muitas situações não tinham êxito. Por isto, foi necessário atribuir os conhecimentos das Metodologias Ativas em específico a Sala de Aula Invertida ou Flipped Classroom, como proposta nas aulas de Biologia, tendo em vista que esta disciplina possui extensa variedade de conteúdos e fatores que a englobam. Este trabalho foi realizado baseando-se na categoria de análise da situação, por isto é de extrema necessidade atrelar esta disciplina a outras matérias que envolvam seus conteúdos de alguma forma, para que assim os alunos compreendam os mais variados pontos de vista científicos através de um método que o faça protagonista do próprio conhecimento no seu ritmo de aprendizado. Portanto, foi sugerido uma proposta de sequência didática que abranja os princípios básicos da sala de aula invertida na Biologia com outras áreas do conhecimento, por ser uma sequência didática é válido que seja desfrutado de outras metodologias ativas que também se adequem ao método principal escolhido, desde que envolva a Biologia e outras matérias através dos princípios norteadores dessas categorias de ferramentas metodológicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52713
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Aline Kelly de Oliveira Barros.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons