Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52716

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELO, Renata Maciel de-
dc.contributor.authorFERREIRA, Maria Helena Lasserre-
dc.date.accessioned2023-10-09T15:15:12Z-
dc.date.available2023-10-09T15:15:12Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.date.submitted2023-10-05-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria Helena Lasserre. Estudo do perfil do gestor de projetos de construção civil sob enfoque da Gestão da Qualidade: desafios e diretrizes para a Melhoria Contínua. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52716-
dc.description.abstractA Melhoria Contínua é um desafio diário das organizações que buscam a qualidade e a excelência. Grande responsável pelo foco e garantia da satisfação do cliente, a Gestão da Qualidade se desenvolveu fortemente ao longo das últimas décadas, ganhando novas perspectivas e formando novos paradigmas. Através de seu paradigma mais recente, o Total Quality Management, a qualidade ganha uma visão mais holística e abrangente. Assim, o foco passa a estar na melhoria contínua dos processos, produtos e serviços. Nos últimos tempos, essa visão vem abrangendo também temas voltados à sustentabilidade, ao meio ambiente, à saúde e à segurança ocupacional. Essa tendência é reforçada pela adoção de Sistemas de Gestão Integrados (SGIs) para esses temas. O setor da Construção Civil vem ampliando, ao longo das décadas, a sua aplicação dos conceitos de qualidade. A Gestão da Qualidade vem sendo amplamente utilizada pelas organizações desse setor na busca por garantir sucesso na entrega de seus projetos. Garantir a melhoria contínua no contexto de projetos de construção civil não é uma tarefa trivial devido à limitação temporal desse tipo de empreendimento. Nesse contexto, o papel do gestor de projetos de construção civil ganha destaque, uma vez que é desafio diário desse profissional garantir a melhoria contínua e, consequentemente, o sucesso organizacional. Assim, este trabalho buscou estudar o perfil do gestor de projetos de construção civil, de forma a melhor entender os desafios enfrentados por esses gerentes quanto à Gestão da Qualidade e a Melhoria Contínua. Foi realizado um estudo de caso em empresa de engenharia consultiva de grande porte que atua nesse setor e que conta com SGI certificado segundo as normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001. Foram investigadas barreiras para a melhoria contínua identificadas por seus gestores de projetos. O Método Delphi por meio de especialistas foi aplicado, o que permitiu identificar importantes elementos considerados consensos entre os gestores de projetos. Ao final, foram identificadas 15 dificuldades quanto à melhoria contínua na gestão de projetos. Dentre elas: falta de comprometimento e engajamento, resistência a mudanças, gestão de pessoas, projetos e tempo, relação com o liderado e com o cliente, saúde mental e preparo emocional de colaboradores e gerentes. De forma a apoiar a abordagem dessas barreiras na empresa estudada, foram propostas 3 diretrizes que enfatizam o incentivo à melhoria contínua, o desenvolvimento do gestor como liderança e o relacionamento entre gerentes e liderados. A cada diretriz foram associadas estratégias e metas por meio da ferramenta SMART.pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMelhoria contínuapt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectSistema de gestão integradopt_BR
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectMétodo Delphipt_BR
dc.titleEstudo do perfil do gestor de projetos de construção civil sob enfoque da Gestão da Qualidade: desafios e diretrizes para a Melhoria Contínua.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3809234125264595pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0706731892460364pt_BR
dc.description.abstractxContinuous improvement is a challenge for organizations that seek quality and excellence. Mainly responsible for ensuring the focus on customer satisfaction, Quality Management has developed strongly over the last few decades, gaining new perspectives, and forming new paradigms. Through its most recent paradigm, Total Quality Management, quality becomes more holistic and comprehensive. Thus, the focus is transferred to the continuous improvement of processes, products, and services. This vision has also covered topics related to sustainability and the environment and occupational health and safety. This trend is reinforced by the adoption of Integrated Management Systems (IMSs) focused on these topics. The Civil Construction sector has been expanding, over the decades, its application of quality concepts. Quality Management has been widely used by organizations of this sector in the quest to ensure the successful delivery of their projects. Ensuring continuous improvement in the context of civil construction projects is not a trivial task due to the time limitations of this type of projects. Therefore, the role of the civil construction project manager gains prominence, since it is this professional’s daily challenge to ensure continuous improvement and, consequently, organizational success. Hence, this work sought to study the profile of civil construction project managers to better understand the challenges faced by these managers in terms of Quality Management and Continuous Improvement. A case study was carried out in a large consultancy engineering company that operates in this sector and which has an IMS certified according to ISO 9001, ISO 14001, and ISO 45001. Barriers to continuous improvement identified by its project managers were investigated. The Delphi Method with experts was applied, which allowed identifying barriers to continuous improvement considered consensus among project managers. In the end, 15 difficulties were identified regarding continuous improvement in project management. Among them: the lack of commitment and engagement, resistance to change, people, project and time management, relationship with team members and customers, mental health and emotional preparation of employees and manager. In order to support the approach to these barriers in the studied company, 3 guidelines that emphasize the encouragement of continuous improvement, the development of the manager as a leader and the relationship between managers and employees were proposed. Strategies and goals were associated with each guideline using the SMART method for objectives.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Helena Lasserre Ferreira.pdf1,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons