Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52716

Compartilhe esta página

Título: Estudo do perfil do gestor de projetos de construção civil sob enfoque da Gestão da Qualidade: desafios e diretrizes para a Melhoria Contínua.
Autor(es): FERREIRA, Maria Helena Lasserre
Palavras-chave: Melhoria contínua; Gestão da qualidade; Sistema de gestão integrado; Gestão de projetos; Método Delphi
Data do documento: 20-Set-2023
Citação: FERREIRA, Maria Helena Lasserre. Estudo do perfil do gestor de projetos de construção civil sob enfoque da Gestão da Qualidade: desafios e diretrizes para a Melhoria Contínua. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A Melhoria Contínua é um desafio diário das organizações que buscam a qualidade e a excelência. Grande responsável pelo foco e garantia da satisfação do cliente, a Gestão da Qualidade se desenvolveu fortemente ao longo das últimas décadas, ganhando novas perspectivas e formando novos paradigmas. Através de seu paradigma mais recente, o Total Quality Management, a qualidade ganha uma visão mais holística e abrangente. Assim, o foco passa a estar na melhoria contínua dos processos, produtos e serviços. Nos últimos tempos, essa visão vem abrangendo também temas voltados à sustentabilidade, ao meio ambiente, à saúde e à segurança ocupacional. Essa tendência é reforçada pela adoção de Sistemas de Gestão Integrados (SGIs) para esses temas. O setor da Construção Civil vem ampliando, ao longo das décadas, a sua aplicação dos conceitos de qualidade. A Gestão da Qualidade vem sendo amplamente utilizada pelas organizações desse setor na busca por garantir sucesso na entrega de seus projetos. Garantir a melhoria contínua no contexto de projetos de construção civil não é uma tarefa trivial devido à limitação temporal desse tipo de empreendimento. Nesse contexto, o papel do gestor de projetos de construção civil ganha destaque, uma vez que é desafio diário desse profissional garantir a melhoria contínua e, consequentemente, o sucesso organizacional. Assim, este trabalho buscou estudar o perfil do gestor de projetos de construção civil, de forma a melhor entender os desafios enfrentados por esses gerentes quanto à Gestão da Qualidade e a Melhoria Contínua. Foi realizado um estudo de caso em empresa de engenharia consultiva de grande porte que atua nesse setor e que conta com SGI certificado segundo as normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001. Foram investigadas barreiras para a melhoria contínua identificadas por seus gestores de projetos. O Método Delphi por meio de especialistas foi aplicado, o que permitiu identificar importantes elementos considerados consensos entre os gestores de projetos. Ao final, foram identificadas 15 dificuldades quanto à melhoria contínua na gestão de projetos. Dentre elas: falta de comprometimento e engajamento, resistência a mudanças, gestão de pessoas, projetos e tempo, relação com o liderado e com o cliente, saúde mental e preparo emocional de colaboradores e gerentes. De forma a apoiar a abordagem dessas barreiras na empresa estudada, foram propostas 3 diretrizes que enfatizam o incentivo à melhoria contínua, o desenvolvimento do gestor como liderança e o relacionamento entre gerentes e liderados. A cada diretriz foram associadas estratégias e metas por meio da ferramenta SMART.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52716
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Helena Lasserre Ferreira.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons