Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52717

Compartilhe esta página

Título: Processo de ensino aprendizagem e treinamento dos jogos esportivos coletivos: uma breve revisão
Autor(es): PASSOS, Matheus Barbosa de Oliveira
Palavras-chave: Educação Física e Treinamento; Ensino; Jogos Esportivos
Data do documento: 13-Jul-2017
Citação: .
Abstract: Os jogos esportivos coletivos são modalidades que apresentam elementos comuns: um objeto, geralmente uma bola, movimentada com as mãos, pés ou bastões/raquetes; um terreno, onde acontece o jogo; uma meta, a ser atacada ou defendida; companheiros de equipe, que juntos cooperam buscando alcançar os objetivos do jogo; adversários, a serem superados; e regras a se respeitar. Independente da modalidade é importante ressaltar que nos jogos esportivos coletivos a elaboração do processo de ensino-aprendizagem-treinamento deve ser formulada cuidadosamente, o que solicita do professor o conhecimento das diferentes alternativas metodológicas. O objetivo deste estudo foi discutir os métodos de ensino denominados ativos ou contemporâneos, com intuito de estimular a discussão sobre a evolução dos Jogos Esportes Coletivos na contemporaneidade. Foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico e Pubmed, através dos seguintes termos de indexação: Esporte, Métodos de ensino, Aprendizagem. Os artigos foram selecionados de acordo com a relevância do estudo para os tópicos em questão, e incluem estudos sobre métodos de ensino ativos ou contemporâneos aplicados ao esporte coletivo. Foram utilizados artigos publicados nos anos de 2000 até 2017. Observa-se a superação da corrente tradicional pela corrente ativa ou contemporânea, para o ensino dos jogos esportivos coletivos, enfatizando na prática a busca de um ser inteligente e criativo, procurando desenvolver aspectos sociais, culturais, emocionais, cognitivos, motores, técnicos e táticos. Conclui-se que, após longa discussão sobre o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos JEC, por meio da metodologia ativa ou contemporânea, foi de extrema importância rever o que os experts do esporte coletivo têm investigado, a respeito do uso de uma metodologia adequada para evolução dos jovens atletas que se inserem nesse processo. Diante disso, essa discussão não se encerra por aqui, se faz necessário repensar sempre o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos JEC, de maneira crítica e ética, valorizando essa vertente dentro da Educação Física.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52717
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Passos, Matheus Barbosa de Oliveira.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons