Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52773

Share on

Title: Uma ferramenta para o ensino de programação: concepção, desenvolvimento e avaliação
Authors: DURANS, Luís Carlos Lacerda
Keywords: Educação; Programação; Unity; Codificação Visual
Issue Date: 3-Oct-2023
Citation: DURANS, Luís Carlos Lacerda. Uma ferramenta para o ensino de programação: concepção, desenvolvimento e avaliação. 2023. 15 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta/plugin para Unity que permite o ensino de programação de forma educativa, por meio de uma interface de codificação visual em blocos em tempo de execução. A ferramenta facilita a criação de jogos que ensinam programação, além de possibilitar o aprendizado de conceitos e estruturas de programação de forma interativa e lúdica. O artigo descreve a concepção, o desenvolvimento e a avaliação da ferramenta, a qual foi testada com usuários iniciantes em programação e analisada conforme a experiência deles. Os resultados mostraram que a ferramenta foi divertida, didática e eficaz, aumentando o interesse, a motivação e a retenção de informação dos usuários. O artigo conclui que a ferramenta é uma proposta inovadora e criativa para o ensino de programação em conjunto com a Unity, que pode contribuir para a formação de programadores com habilidades e competências para resolver problemas, criar soluções e desenvolver projetos em diferentes áreas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52773
Appears in Collections:(TCC) - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Luís Carlos Lacerda Durans.pdf441,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons