Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52773

Comparte esta pagina

Título : Uma ferramenta para o ensino de programação: concepção, desenvolvimento e avaliação
Autor : DURANS, Luís Carlos Lacerda
Palabras clave : Educação; Programação; Unity; Codificação Visual
Fecha de publicación : 3-oct-2023
Citación : DURANS, Luís Carlos Lacerda. Uma ferramenta para o ensino de programação: concepção, desenvolvimento e avaliação. 2023. 15 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta/plugin para Unity que permite o ensino de programação de forma educativa, por meio de uma interface de codificação visual em blocos em tempo de execução. A ferramenta facilita a criação de jogos que ensinam programação, além de possibilitar o aprendizado de conceitos e estruturas de programação de forma interativa e lúdica. O artigo descreve a concepção, o desenvolvimento e a avaliação da ferramenta, a qual foi testada com usuários iniciantes em programação e analisada conforme a experiência deles. Os resultados mostraram que a ferramenta foi divertida, didática e eficaz, aumentando o interesse, a motivação e a retenção de informação dos usuários. O artigo conclui que a ferramenta é uma proposta inovadora e criativa para o ensino de programação em conjunto com a Unity, que pode contribuir para a formação de programadores com habilidades e competências para resolver problemas, criar soluções e desenvolver projetos em diferentes áreas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52773
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Luís Carlos Lacerda Durans.pdf441,64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons