Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52789

Compartilhe esta página

Título: A importância da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças com autismo
Autor(es): SILVA, Cristiano Ferreira da
Palavras-chave: psicomotricidade; Desenvolvimento; Autismo
Data do documento: 25-Set-2023
Citação: SILVA, Cristiano Ferreira da. A importância da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças com autismo. 2023. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Bacharelado, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio neurobiológico caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e a psicomotricidade, envolve a relação entre o corpo e a mente, promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional. O objetivo foi Analisar a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças com autismo. A metodologia foi realizada por meio de um estudo de revisão de literatura, a partir da busca, seleção e extração dos dados disponibilizados em artigos publicados nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) via Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e na PubMed. A análise dos artigos revela que a psicomotricidade desempenha um papel significativo no desenvolvimento das crianças com autismo. Ela contribui para a melhoria das habilidades motoras, a promoção da interação social, o desenvolvimento emocional e a autonomia. A abordagem psicomotora também demonstra ser uma ferramenta terapêutica eficaz, capaz de proporcionar melhorias na qualidade de vida e bem-estar das crianças com autismo. Diante dos resultados encontrados, é fundamental ressaltar a importância da psicomotricidade como uma ferramenta terapêutica e educacional para o desenvolvimento das crianças com autismo. A promoção de uma abordagem integrada, envolvendo profissionais de diversas áreas, a participação ativa dos pais e cuidadores, bem como a consideração de fatores contextuais, são aspectos essenciais para uma intervenção eficaz.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52789
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cristiano Ferreira da Silva.pdf515,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons