Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52791

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSobral, Natanael Vitor-
dc.contributor.authorBelaine, Paulo Henrique Cavalcanti-
dc.date.accessioned2023-10-10T14:57:44Z-
dc.date.available2023-10-10T14:57:44Z-
dc.date.issued2023-09-19-
dc.date.submitted2023-10-04-
dc.identifier.citationBELAINE, Paulo Henrique Cavalcanti. Utilização das técnicas de Gestão da Informação em âmbito profissional e acadêmico: um estudo de caso com os graduandos em Gestão da Informação da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52791-
dc.description.abstractEste estudo se concentra na "Utilização das Técnicas de Gestão da Informação em âmbito Profissional e Acadêmico" e examina a experiência dos graduandos em Gestão da Informação da UFPE. A pesquisa investiga se os estudantes têm a oportunidade de conhecer e aplicar as técnicas de gestão da informação no mercado de trabalho, bem como seu conhecimento e utilização dessas técnicas. Um questionário foi aplicado exclusivamente aos alunos do curso de Gestão da Informação da UFPE durante um período de duas semanas. Os resultados revelaram uma diferença significativa na utilização das técnicas e ferramentas de gestão da informação entre os alunos que trabalham e estudam e aqueles que se dedicam apenas aos estudos. Os alunos que trabalham demonstram um perfil mais técnico, com foco em Business Intelligence (BI) e Data Analytics, enquanto os estudantes que apenas estudam, se concentram em pesquisa e estudo, utilizando muito a ferramenta de Mapas Conceituais. Este estudo oferece um mapeamento abrangente das técnicas e ferramentas que os alunos conhecem e utilizam durante a graduação, proporcionando observações valiosas sobre a eficácia das disciplinas do curso. Os resultados podem orientar melhorias no currículo e estratégias de ensino, incluindo a criação de grupos de estudos, eventos de aprendizagem, workshops, treinamentos e o estímulo à participação em projetos acadêmicos e de extensão. Embora o estudo tenha obtido uma boa quantidade de respostas, com 45 dos 235 alunos vinculados, ressaltamos que a participação dos alunos ainda pode ser aprimorada em pesquisas dessa natureza. Em relação aos resultados obtidos, foi constatado que existe uma diferença significativa no conhecimento e uso de técnicas e ferramentas de GI entre os dois grupos de alunos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTécnicas de Gestão da Informaçãopt_BR
dc.subjectFerramentas de Gestãopt_BR
dc.subjectGraduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.subjectGraduandospt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectUFPEpt_BR
dc.titleUtilização das técnicas de Gestão da Informação em âmbito profissional e acadêmico: um estudo de caso com os graduandos em Gestão da Informação da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4873097793800456pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6360027208494081pt_BR
dc.description.abstractxThis study focuses on the "Use of Information Management Techniques in Professional and Academic Settings" and examines the experience of Information Management undergraduates at UFPE. The research investigates whether students have the opportunity to learn and apply information management techniques in the workplace, as well as their knowledge and use of these techniques. A questionnaire was exclusively administered to students in the Information Management program at UFPE over a period of two weeks. The results revealed a significant difference in the use of information management techniques and tools between students who work and study and those who are dedicated solely to their studies. Working students demonstrate a more technical profile, with a focus on Business Intelligence (BI) and Data Analytics, while dedicated students concentrate on research and study, using Concept Mapping tools extensively. This study provides a comprehensive mapping of the techniques and tools that students are familiar with and use during their undergraduate studies, offering valuable insights into the effectiveness of the course's curriculum. The results can guide curriculum improvements and teaching strategies, including the creation of study groups, learning events, workshops, training, and the encouragement of participation in academic and extension projects. Although the study received a good number of responses, with 45 out of 235 enrolled students participating, it is worth noting that student participation can still be enhanced in research of this nature. In relation to the results obtained, it was found that there is a significant difference in the knowledge and use of information management techniques and tools between the two groups of students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Gestão da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Paulo Henrique Cavalcanti Belaine.pdf960,63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons