Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52791

Comparte esta pagina

Título : Utilização das técnicas de Gestão da Informação em âmbito profissional e acadêmico: um estudo de caso com os graduandos em Gestão da Informação da UFPE
Autor : Belaine, Paulo Henrique Cavalcanti
Palabras clave : Técnicas de Gestão da Informação; Ferramentas de Gestão; Graduação em Gestão da Informação; Graduandos; Ciência da Informação; UFPE
Fecha de publicación : 19-sep-2023
Citación : BELAINE, Paulo Henrique Cavalcanti. Utilização das técnicas de Gestão da Informação em âmbito profissional e acadêmico: um estudo de caso com os graduandos em Gestão da Informação da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Este estudo se concentra na "Utilização das Técnicas de Gestão da Informação em âmbito Profissional e Acadêmico" e examina a experiência dos graduandos em Gestão da Informação da UFPE. A pesquisa investiga se os estudantes têm a oportunidade de conhecer e aplicar as técnicas de gestão da informação no mercado de trabalho, bem como seu conhecimento e utilização dessas técnicas. Um questionário foi aplicado exclusivamente aos alunos do curso de Gestão da Informação da UFPE durante um período de duas semanas. Os resultados revelaram uma diferença significativa na utilização das técnicas e ferramentas de gestão da informação entre os alunos que trabalham e estudam e aqueles que se dedicam apenas aos estudos. Os alunos que trabalham demonstram um perfil mais técnico, com foco em Business Intelligence (BI) e Data Analytics, enquanto os estudantes que apenas estudam, se concentram em pesquisa e estudo, utilizando muito a ferramenta de Mapas Conceituais. Este estudo oferece um mapeamento abrangente das técnicas e ferramentas que os alunos conhecem e utilizam durante a graduação, proporcionando observações valiosas sobre a eficácia das disciplinas do curso. Os resultados podem orientar melhorias no currículo e estratégias de ensino, incluindo a criação de grupos de estudos, eventos de aprendizagem, workshops, treinamentos e o estímulo à participação em projetos acadêmicos e de extensão. Embora o estudo tenha obtido uma boa quantidade de respostas, com 45 dos 235 alunos vinculados, ressaltamos que a participação dos alunos ainda pode ser aprimorada em pesquisas dessa natureza. Em relação aos resultados obtidos, foi constatado que existe uma diferença significativa no conhecimento e uso de técnicas e ferramentas de GI entre os dois grupos de alunos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52791
Aparece en las colecciones: TCC - Gestão da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Paulo Henrique Cavalcanti Belaine.pdf960,63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons