Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52808

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSILVA, Vitória da Costa-
dc.date.accessioned2023-10-10T15:42:49Z-
dc.date.available2023-10-10T15:42:49Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.date.submitted2023-10-06-
dc.identifier.citationSILVA, Vitória da Costa. A imagem científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de ciências e biologia. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52808-
dc.description.abstractA pesquisa objetivou analisar as imagens científicas presentes em livros didáticos de Ciências e Biologia para o ensino de conteúdos escolares. A imagem científica pode enriquecer a experiência de aprendizado dos estudantes, tornando os conceitos biológicos mais acessíveis e cativantes. A metodologia utilizada foi a qualitativa-descritiva, na qual a coleta de dados ocorreu através da captação e análise de imagens em livros didáticos de Ciências e Biologia, mediada pela análise denotativa e conotativa proposta por Roland Barthes. As imagens foram classificadas em ilustrações, fotográficas, gráficas e diagramas, envolvendo características presentes em seu contexto abordado no livro didático. Desse modo, foi possível identificar como as imagens nos livros didáticos não são apenas meios de ilustração, mas também são veículos de construção cultural e ideológica. Isso demonstra que as imagens científicas são um recurso didático promissor para abordar em sala de aula com os estudantes e disseminar o conhecimento através de uma educação visual em aulas de biologia.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImagéticopt_BR
dc.subjectArte e Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.titleA imagem científica em livros didáticos: Contribuições para o ensino de Ciências e Biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1828092251843623pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to analyze the scientific images present in Biology textbooks for teaching school content. Scientific imagery can enrich students' learning experience by making biological concepts more accessible and captivating. The methodology used was qualitative-descriptive, in which data collection occurred through the capture and analysis of images in Science and Biology textbooks, mediated by the denotative and connotative analysis proposed by Roland Barthes. The images were classified into illustrations, photographs, graphics and diagrams, involving characteristics present in their context covered in the textbook. In this way, it was possible to identify how images in textbooks are not only means of illustration, but are also vehicles of cultural and ideological construction. This demonstrates that scientific images are a promising teaching resource to address in the classroom with students and disseminate knowledge through visual education in biology classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2676-6931pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vitória da Costa Silva.pdf3,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons