Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52808
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vitória da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T15:42:49Z | - |
dc.date.available | 2023-10-10T15:42:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vitória da Costa. A imagem científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de ciências e biologia. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52808 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa objetivou analisar as imagens científicas presentes em livros didáticos de Ciências e Biologia para o ensino de conteúdos escolares. A imagem científica pode enriquecer a experiência de aprendizado dos estudantes, tornando os conceitos biológicos mais acessíveis e cativantes. A metodologia utilizada foi a qualitativa-descritiva, na qual a coleta de dados ocorreu através da captação e análise de imagens em livros didáticos de Ciências e Biologia, mediada pela análise denotativa e conotativa proposta por Roland Barthes. As imagens foram classificadas em ilustrações, fotográficas, gráficas e diagramas, envolvendo características presentes em seu contexto abordado no livro didático. Desse modo, foi possível identificar como as imagens nos livros didáticos não são apenas meios de ilustração, mas também são veículos de construção cultural e ideológica. Isso demonstra que as imagens científicas são um recurso didático promissor para abordar em sala de aula com os estudantes e disseminar o conhecimento através de uma educação visual em aulas de biologia. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Imagético | pt_BR |
dc.subject | Arte e Ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.title | A imagem científica em livros didáticos: Contribuições para o ensino de Ciências e Biologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1828092251843623 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7874863774346301 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research aimed to analyze the scientific images present in Biology textbooks for teaching school content. Scientific imagery can enrich students' learning experience by making biological concepts more accessible and captivating. The methodology used was qualitative-descriptive, in which data collection occurred through the capture and analysis of images in Science and Biology textbooks, mediated by the denotative and connotative analysis proposed by Roland Barthes. The images were classified into illustrations, photographs, graphics and diagrams, involving characteristics present in their context covered in the textbook. In this way, it was possible to identify how images in textbooks are not only means of illustration, but are also vehicles of cultural and ideological construction. This demonstrates that scientific images are a promising teaching resource to address in the classroom with students and disseminate knowledge through visual education in biology classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2676-6931 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vitória da Costa Silva.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons