Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52808

Comparte esta pagina

Título : A imagem científica em livros didáticos: Contribuições para o ensino de Ciências e Biologia
Autor : SILVA, Vitória da Costa
Palabras clave : Imagético; Arte e Ciências; Ensino de Biologia
Fecha de publicación : 21-sep-2023
Citación : SILVA, Vitória da Costa. A imagem científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de ciências e biologia. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Resumen : A pesquisa objetivou analisar as imagens científicas presentes em livros didáticos de Ciências e Biologia para o ensino de conteúdos escolares. A imagem científica pode enriquecer a experiência de aprendizado dos estudantes, tornando os conceitos biológicos mais acessíveis e cativantes. A metodologia utilizada foi a qualitativa-descritiva, na qual a coleta de dados ocorreu através da captação e análise de imagens em livros didáticos de Ciências e Biologia, mediada pela análise denotativa e conotativa proposta por Roland Barthes. As imagens foram classificadas em ilustrações, fotográficas, gráficas e diagramas, envolvendo características presentes em seu contexto abordado no livro didático. Desse modo, foi possível identificar como as imagens nos livros didáticos não são apenas meios de ilustração, mas também são veículos de construção cultural e ideológica. Isso demonstra que as imagens científicas são um recurso didático promissor para abordar em sala de aula com os estudantes e disseminar o conhecimento através de uma educação visual em aulas de biologia.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52808
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Vitória da Costa Silva.pdf3,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons