Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52818

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOARES JUNIOR, Antonio Marques da Costa-
dc.contributor.authorBUARQUE, Jonathan Rangel da Silveira-
dc.date.accessioned2023-10-10T16:29:24Z-
dc.date.available2023-10-10T16:29:24Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.date.submitted2023-10-08-
dc.identifier.citationBUARQUE, Jonathan Rangel da Silveira. Redução do índice de reclamações através da melhoria de processo. 2023. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologias e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52818-
dc.description.abstractNum contexto competitivo entre as empresas pelo mercado, o foco no cliente é de grande importância, assim como melhorar seus processos para reduzir custos. Para entender este contexto, uma das possibilidades é o acompanhamento das reclamações dos clientes, de forma a entender como a expectativa no produto não está sendo atendida, visando melhorar o processo produtivo visando menos defeitos. Para trabalhos de melhoria, uma das metodologias mais usadas é o PDCA, um ciclo simples, porém bastante eficaz para trabalhos de melhoria. Este estudo de caso visa mostrar o uso do PDCA para a redução do índice de reclamações de clientes de uma indústria de cadeiras plásticas através da melhoria de processo. O presente trabalho demonstra as etapas do PDCA, desde o levantamento de reclamações de clientes através do SAC, pela análise de causas, até a avaliação de eficácia do plano de ação e sugestões das próximas etapas, aliado ao uso das ferramentas da qualidade e suas aplicações, no final sendo mostrado como o uso da metodologia ajudou a organizar todo o processo de melhoria e a alcançar os resultados, obtendo uma redução de 7% no índice de reclamações de clientes, mostrando como o uso da metodologia de trabalho e ferramentas adequadas ajudam a chegar a um resultado significativo.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReclamaçãopt_BR
dc.subjectClientespt_BR
dc.subjectPDCApt_BR
dc.subjectReduçãopt_BR
dc.titleRedução do índice de reclamações através da melhoria de processopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2548008435814123pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5798932016089317pt_BR
dc.description.abstractxIn a competitive context between companies in the market, focusing on the customer is of great importance, as is improving their processes to reduce costs. To understand this context, one of the ways is to monitor the costumer service center, in order to understand how expectations in the product are not being achieved and also in order to improve the production process aiming for fewer defects. For a improvement work, one of the most used methodologies is PDCA, a simple but very effective methodology for improvement work. This case study aims to show the use of PDCA to reduce the rate of customer complaints in a plastic chair industry through the process improvement. This work demonstrates the stages of PDCA, from surveying customer complaints through SAC, through analysis of causes, to evaluating the effectiveness of the action plan and suggestions for next steps, combined with the use of quality tools and their applications, in the end showing how the use of the methodology helped to organize the entire improvement process and achieve results, obtaining a 7% reduction in the rate of customer complaints, showing how the use of the work methodology and appropriate tools help to achieve a significant result.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-4236-3002pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jonathan Rangel da Silveira Buarque.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons