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Título : A temática alimentação no Currículo do Ensino Médio de Pernambuco com as disciplinas de biologia e educação física: uma abordagem interdisciplinar
Autor : PEREIRA, Wesley Luiz da Silva
Palabras clave : Interdisciplinaridade; Currículo; Educação; Alimentação; Nutrição
Fecha de publicación : 25-sep-2023
Citación : PEREIRA, Wesley Luiz da Silva. A temática alimentação no currículo do ensino médio de Pernambuco com as disciplinas de biologia e educação física: uma abordagem interdisciplinar. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Resumen : A presença de práticas pedagógicas como a interdisciplinaridade é de extrema importância para uma melhor aprendizagem na educação. A biologia e educação física são exemplos de componentes curriculares que apresentam muitas relações e possibilidades de trocas entre eles, favorecendo a aplicação de uma proposta interdisciplinar. Entre as várias possibilidades, o tema da Educação Alimentar e Nutricional foi explorado, sendo um tema transversal, é necessário estar presente em todos os componentes curriculares ao longo da educação básica. Neste trabalho, a importância da EAN foi explorada de modo a entender sua participação no Currículo do Ensino Médio de Pernambuco, nas disciplinas de Biologia e Educação Física, bemcomo, o trabalho integrado entre essas áreas nessa temática. Para o levantamento de informações, uma pesquisa bibliográfica foi realizada utilizando o Google Acadêmico, Scielo, Periódico Capes e o PubMed. Foi visto que a abordagem do Currículo do Ensino Médio de Pernambuco é bastante escassa sobre a EAN no organizador curricular de Educação Física, apesar de trabalhar com saúde e qualidade de vida, diferente do organizador curricular de Biologia, que se preocupa mais com essa questão e traz mais elementos para se trabalhar a alimentação e nutrição ao decorrer do seu organizador curricular. Dito isto, há a presença de elementos sobre alimentação em eletivas com a participação da Educação Física que dá margem para o docente trabalhar, mas ainda é se mostra insuficiente visto a importância de um tema como a EAN. Sendo assim, foi constatado que há uma baixa participação da Educação Alimentar e Nutricional na disciplina de Educação Física no Currículo do Ensino Médio de Pernambuco, e consequentemente, da prática interdisciplinar que poderia ser explorada nessa temática com a disciplina de Biologia.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52827
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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