Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52870

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorUEJIMA, Angelica Maria Kazue-
dc.contributor.authorPONTUAL, Beatriz Lopes Leão-
dc.date.accessioned2023-10-11T11:12:48Z-
dc.date.available2023-10-11T11:12:48Z-
dc.date.issued2023-09-04-
dc.date.submitted2023-10-07-
dc.identifier.citationPONTUAL, Beatriz Lopes Leão. Observação de aves e a criação de um guia de campo escolar: didática para a zoologia no ensino médio. 2023. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52870-
dc.description.abstractEste trabalho foi elaborado mediante a realização de uma pesquisa de observação de aves no pátio escolar, com o intuito de elaborar um guia de campo com as espécies avistadas, objetivando a proposta de uma didática alternativa para o ensino de zoologia a partir da exploração do pátio escolar. A pesquisa teve caráter observacional e foi realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias na cidade de Gravatá-PE, com um grupo de alunos do 2° Ano do Ensino Médio, contabilizando 18 encontros de observação. A metodologia baseou-se em realizar as observações das aves com o uso de um binóculo de aproximação 7x35, guia de campo, câmeras, cadernos e lápis para anotações das informações sobre as espécies vistas, e após este período observacional, com os dados das espécies coletadas, foi elaborado o Guia de Aves na escola: guia de campo através da plataforma Canva. Este guia aborda as principais características, curiosidades e os sons do urubu-de-cabeça-vermelha (N=9), da rolinha-de-asa-canela (N=18), do anu-preto (N=1), do beija-flor-tesoura (N=16), do bem-te-vi (N=15), da lavadeira-mascarada (N=16), do galo-de-campina (N=10), do bico-de-lacre (N=18) e do pardal (N=18). O guia partilha as informações dessas aves regularmente vistas nessa escola para toda a comunidade escolar, corroborando então, para a preservação das mesmas e assim evidenciando a importância de utilizar metodologias que fujam dos métodos tradicionais de ensino e que incentivem o senso crítico e investigativo dos estudantes a partir da abordagem do conteúdo de zoologia.pt_BR
dc.format.extent60 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectobservação de avespt_BR
dc.subjectzoologiapt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.titleObservação de aves e a criação de um guia de campo escolar: didática para a zoologia no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5959702894868002pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4686915406026283pt_BR
dc.description.abstractxThis work was carried out by carrying out a survey of bird observation in the school yard, with the aim of elaborating a field guide with the sighted species, aiming at the proposal of an alternative didactics for the teaching of zoology from the exploration of the school yard. The research had an observational character and was carried out at the Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias in the city of Gravatá-PE, with a group of students from the 2nd grade of High School, accounting for 18 observation meetings. The methodology was based on observing the birds using a 7x35 binoculars, field guide, cameras, notebooks and pencils for noting information about the species seen, and after this observation period, with the data of the species collected, the Birds at school: field guide was prepared through the Canva platform. This guide addresses the main characteristics, curiosities and sounds of the red-headed vulture (N=9), cinnamon-winged turtle dove (N=18), black anu (N=1), scissor hummingbird (N=16), the well saw you (N=15), the masked washerwoman (N=16), meadow rooster (N=10), the seal (N=18) and sparrow (N=18). The guide shares information about these birds regularly seen in this school for the entire school community, thus supporting their preservation and thus highlighting the importance of using methodologies that deviate from traditional teaching methods and encourage students' critical and investigative sense. from the approach of zoology content.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Beatriz Lopes Leão Pontual.pdf9,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons