Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52870

Compartilhe esta página

Título: Observação de aves e a criação de um guia de campo escolar: didática para a zoologia no ensino médio
Autor(es): PONTUAL, Beatriz Lopes Leão
Palavras-chave: observação de aves; zoologia; ensino
Data do documento: 4-Set-2023
Citação: PONTUAL, Beatriz Lopes Leão. Observação de aves e a criação de um guia de campo escolar: didática para a zoologia no ensino médio. 2023. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: Este trabalho foi elaborado mediante a realização de uma pesquisa de observação de aves no pátio escolar, com o intuito de elaborar um guia de campo com as espécies avistadas, objetivando a proposta de uma didática alternativa para o ensino de zoologia a partir da exploração do pátio escolar. A pesquisa teve caráter observacional e foi realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias na cidade de Gravatá-PE, com um grupo de alunos do 2° Ano do Ensino Médio, contabilizando 18 encontros de observação. A metodologia baseou-se em realizar as observações das aves com o uso de um binóculo de aproximação 7x35, guia de campo, câmeras, cadernos e lápis para anotações das informações sobre as espécies vistas, e após este período observacional, com os dados das espécies coletadas, foi elaborado o Guia de Aves na escola: guia de campo através da plataforma Canva. Este guia aborda as principais características, curiosidades e os sons do urubu-de-cabeça-vermelha (N=9), da rolinha-de-asa-canela (N=18), do anu-preto (N=1), do beija-flor-tesoura (N=16), do bem-te-vi (N=15), da lavadeira-mascarada (N=16), do galo-de-campina (N=10), do bico-de-lacre (N=18) e do pardal (N=18). O guia partilha as informações dessas aves regularmente vistas nessa escola para toda a comunidade escolar, corroborando então, para a preservação das mesmas e assim evidenciando a importância de utilizar metodologias que fujam dos métodos tradicionais de ensino e que incentivem o senso crítico e investigativo dos estudantes a partir da abordagem do conteúdo de zoologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52870
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Lopes Leão Pontual.pdf9,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons