Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52880
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Alexsandro da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Vitória Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-11T13:54:53Z | - |
dc.date.available | 2023-10-11T13:54:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Vitoria Bezerra da. Ensino da escrita alfabética na educação infantil: um estudo sobre as aproximações e os distanciamentos entre a BNCC e os documentos curriculares dos estados da região Nordeste. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, caruaru,2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52880 | - |
dc.description.abstract | As crianças têm seu primeiro contato com a língua escrita antes do ingresso na instituição escolar. Não obstante, críticas são realizadas em relação ao ensino desse objeto cultural na Educação Infantil, sob o argumento de que a alfabetização nessa etapa da escolaridade violaria as necessidades e os interesses das crianças. Diferentemente dessa posição, consideramos possível ensinar a ler e a escrever na Educação Infantil de forma lúdica e significativa, garantindo o direito de brincar. À vista disso, o presente estudo teve por objetivo investigar as aproximações e os distanciamentos entre o que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os documentos curriculares dos estados da região Nordeste voltados à Educação Infantil, no que se refere ao ensino do sistema de escrita alfabética. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental da BNCC e dos currículos dos nove estados do Nordeste, cujos dados foram tratados a partir da análise temática de conteúdo. De modo geral, foi possível perceber, com esta investigação, que a maioria dos documentos curriculares do Nordeste reproduzem literalmente os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC Apesar de utilizarem a BNCC como referência, os currículos de Sergipe e, sobretudo, o de Pernambuco apresentam mudanças nos objetivos indicados, recontextualizando, portanto, o que propõe a Base. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Documentos curriculares dos estados do Nordeste | pt_BR |
dc.title | Ensino da escrita alfabética na educação infantil: um estudo sobre as aproximações e os distanciamentos entre a BNCC e os documentos curriculares dos estados da região Nordeste. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2626338170888514 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Vitória Bezerra da Silva.pdf | 603,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons