Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52885

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Katharine Ninive Pinto-
dc.contributor.authorARAÚJO, Patrícia Tavares de-
dc.date.accessioned2023-10-11T14:14:48Z-
dc.date.available2023-10-11T14:14:48Z-
dc.date.issued2023-08-03-
dc.identifier.citationARAÚJO, Patrícia Tavares de. Educação e qualificação profissional: ações desenvolvidas pelo Patronato Penitenciário junto às pessoas egressas do Sistema Prisional de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52885-
dc.description.abstractDe acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), o Patronato Penitenciário surgiu com o intuito de assegurar o atendimento às pessoas egressas da prisão. A listagem de atribuições a ele conferidas indicam a assistência jurídica, integral e gratuita aos egressos, de acordo com o artigo 78 daquela legislação. Em Pernambuco, o Patronato oferta o atendimento social, psicológico, jurídico, educacional bem como a qualificação para o trabalho daquele público. Embora estas ações estejam previstas tanto na LEP quanto no Plano Estadual de Educação para a População Privada de Liberdade e Egressa do Sistema Prisional de Pernambuco, são difusas, fragmentadas e de baixa sustentação uma vez que se inscrevem na lógica da formação de habilidades e competências conformadas aos ditames do mercado. Diante do exposto, definimos como problema da pesquisa: Quais as ações desenvolvidas pelo Patronato Penitenciário de Pernambuco, no terreno da educação e qualificação profissional, junto aos(as) egressos(as) acompanhados(as)? O estudo se fundamenta no materialismo histórico-dialético, por entendermos que o objeto investigado está imerso numa realidade dinâmica, permeada por contradições e intensas disputas entre as classes sociais. Em termos metodológicos, realizamos pesquisa bibliográfica, composição documental além de entrevistas semiestruturadas com profissionais do Patronato Penitenciário. A pesquisa aponta a concepção dual e polivalente das ações educacionais voltadas ao público egresso, cujos conteúdos rápidos e carregados de um tecnicismo atendem às determinações do capital financeirizado. O investimento nas competências e habilidades, como saída encontrada para enfrentar o desemprego estrutural, são elementos requisitados pelo capital em sua demanda por valorização e nesse aspecto, o empreendedorismo é incorporado ao escopo das ações promovidas pelo Patronato tornando-se a promessa (des)integradora na atenção aos(as) egressos(as) prisionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQualificações profissionaispt_BR
dc.subjectEgresso prisionalpt_BR
dc.subjectPatronato Penitenciário de Pernambucopt_BR
dc.titleEducação e qualificação profissional : ações desenvolvidas pelo Patronato Penitenciário junto às pessoas egressas do Sistema Prisional de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1635558392017290pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6464562533995452pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxAccording to the Penal Execution Law (LEP), the Penitentiary Patronage emerged with the aim of ensuring care for people released from prison. The list of attributions conferred on him indicate the full and free legal assistance to egresses, in accordance with article 78 of that legislation. In Pernambuco, the Patronage offers social, psychological, legal and educational assistance, as well as qualification for the work of the egressed public. Although these actions are foreseen both in the LEP and in the State Education Plan for the Population Deprived of Freedom and Egressed from the Prison System of Pernambuco, they are diffuse, fragmented and of low support since they are inscribed in the logic of the formation of skills and competences conformed to the dictates of the market. In view of the above, we defined the research problem as: What are the actions developed by the Penitentiary Patronage of Pernambuco, in the field of education and professional qualification, with the egresses accompanied? The study is based on dialectical-historical materialism, because we understand that the investigated object is immersed in a dynamic reality, permeated by contradictions and intense disputes between social classes. In methodological terms, we carried out bibliographical research, documental composition in addition to semi-structured interviews with professionals from the Penitentiary Patronage. The research points to the dual and polyvalent conception of educational actions aimed at the egressed public, whose fast and technically charged contents meet the determinations of financialized capital. Investment in skills and abilities, as a way out to face structural unemployment, are elements required by capital in its demand for appreciation and in this regard, entrepreneurship is incorporated into the scope of actions promoted by the Patronage, becoming the (dis)integrating promise in the care of prison egresses.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Patrícia Tavares de Araujo.pdf1,99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons