Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52957

Compartilhe esta página

Título: Comparação quantitativa entre métodos utilizados no ensino da anatomia humana para alunos do ensino médio
Autor(es): SANTOS, Geisi Kelly de Oliveira
Palavras-chave: Anatomia; Coração; Metodologias ativas; Modelos anatômicos
Data do documento: 5-Set-2023
Citação: SANTOS, Geisi Kelly de Oliveira. Comparação quantitativa entre métodos utilizados no ensino da anatomia humana para alunos do ensino médio. 2023. 28 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O estudo da Anatomia Humana proporciona destaque significativo para à prática pedagógica. Nas escolas brasileiras prioriza-se práticas baseadas na memorização e carecem de técnicas atrativas, abordagens lúdicas que podem promover um progresso para adversidades como o desinteresse dos estudantes. Os modelos didáticos são estratégias que permitem uma abordagem eficiente para o ensino das mais diversas áreas da biologia, dentre essas, estruturas morfológicas do coração humano. O presente trabalho possui como objetivo geral: comparar modelos didáticos que participam dos métodos de ensino e aprendizagem da Anatomia Humana para alunos do Ensino Médio, visando a eficiência entre as estruturas morfológicas do coração humano. Sendo uma pesquisa de cunho quantitativo. A partir dos achados nos discursos dos colaboradores realiza-se a análise de três diferentes modelos didáticos, acerca da morfologia externado coração, sendo eles: Teórico, Dissecação e Pirâmide Holográfica. Assim, após a análise dos dados através do teste do qui-quadrado, foi possível observar diferenças significativas entre os distintos modelos didáticos, sendo o modelo didático dissecação o mais eficiente. Desse modo, considera-se que, faz-se necessário a remodulação das práticas educacionais nas instituições de ensino, tencionando a redistribuição das perspectivas da nova conjuntura, propor a inserção de novos recursos metodológicos para o ensino do corpo humano na educação básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52957
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Geisi Kelly de Oliveira Santos.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons