Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52972

Comparte esta pagina

Título : Surgimento da história da arte e da crítica de arte no Brasil : da Missão Artística Francesa à Semana de Arte Moderna (1816-1922)
Autor : SILVA SOBRINHO, Antônio Alves Pereira da
Palabras clave : História; Arte – Brasil – História; Arte e história – Brasil; Crítica de arte – Brasil – História
Fecha de publicación : 31-ago-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA SOBRINHO, Antônio Alves Pereira da. Surgimento da história da arte e da crítica de arte no Brasil: da Missão Artística Francesa à Semana de Arte Moderna (1816-1922). 2023. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A proclamação da República (1889) trouxe, entre outras coisas, uma visão parcial e depreciativa sobre a produção cultural brasileira durante o século XIX, em especial desde a chegada da Missão Artística Francesa (1816) até o golpe republicano. No campo das Artes Plásticas esta visão depreciativa denunciava um atraso de nossa produção pictural e escultórica, configurada como uma imitação tosca e pouco criativa dos modelos acadêmicos europeus; a Semana de Arte Moderna (1822) vai consolidar estes equívocos. A partir dos anos 1930, uma série de pesquisadores ligados ao serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional deu início a uma investigação descritiva e crítica sobre a arquitetura, a talha, as imagens sacras, as pinturas produzidas desde o século XVI até o século XIX, valorizando em especial artistas e artífices nascidos na então colônia (1500-1815) e no Brasil Reino Unido (1816-1822) e no Brasil Império (1822-1889). Debruçados sobre essas pesquisas (1930-1950), novos pesquisadores aprofundaram a temática e derramaram luzes de crítica positiva às obras produzidas por artistas e artífices desse recorte espaço- temporal. Nos anos 1960, outro bloco de pesquisadores passou a fazer análise crítica das visões depreciativas sobre nossa arte colonial e imperial. Ao mesmo tempo, traçava-se as bases para o estudo da História da Arte e da crítica de Arte no Brasil e das influências que nossos artistas, artífices, historiadores e críticos de arte sofreram para produzirem suas obras. O doutorando Antônio Alves Sobrinho expõe em sua tese como surgiram a História da Arte e da Crítica de Arte no Brasil entre 1816 e 1922.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52972
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Antonio Alves Pereira da Silva Sobrinho.pdf1,53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons