Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52975
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DUTRA FILHO, João de Andrade | - |
dc.contributor.author | SILVA, Elayne Maria Rufino da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T21:17:40Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16T21:17:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elayne Maria Rufino da. Caminhada cromossômica como recurso didático para ensino de citogenética e doenças cromossômicas. 2023. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52975 | - |
dc.description.abstract | Uma das áreas em biologia de mais difícil compreensão e aprendizagem dos conteúdos abordados é a genética. A aplicação de conceitos abstratos, juntamente ao fato de a disciplina trabalhar com aspectos microscópicos e submicroscópicos, contribui para o distanciamento de seus conteúdos em relação a vida prática dos estudantes. Apesar dos livros didáticos serem valiosos e contribuírem no processo de ensino e aprendizagem, os recursos didáticos como jogos e modelos são alternativas excelentes para facilitar a compreensão de conceitos complexos, especialmente na área da Citogenética. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo confeccionar um jogo didático com a utilização de matérias de baixo custo para facilitar o aprendizado de doenças cromossômicas. Espera-se que jogo didático construído permita ao professor fundamentar o ensino da citogenética, especificamente, as doenças cromossômicas, numéricas, e tornar as aulas participativas por parte dos estudantes. Com a aplicação do referido jogo didático espera-se maior eficiência na construção do processo de ensino aprendizagem por parte dos estudantes e maior dinamismo nas aulas do ensino médio. | pt_BR |
dc.format.extent | 52 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cromossomo | pt_BR |
dc.subject | Genética | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Síndrome | pt_BR |
dc.title | Caminhada cromossômica como recurso didático para ensino de citogenética e doenças cromossômicas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7051047560021291 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5364508296916864 | pt_BR |
dc.description.abstractx | One of the most difficult areas in biology to understand and learn the content covered is genetics. The application of abstract concepts, together with the fact that the discipline works with microscopic and submicroscopic aspects, contributes to the distancing of its contents in relation to the practical lives of students. Although textbooks are valuable and contribute to the teaching and learning process, teaching resources such as games and models are excellent alternatives to facilitate the understanding of complex concepts, especially in the area of Cytogenetics. Therefore, the present work aimed to create a didactic game using low-cost materials to facilitate learning about chromosomal diseases. It is expected that the constructed didactic game will allow the teacher to support the teaching of cytogenetics, specifically, chromosomal and numerical diseases, and make classes participatory on the part of students. With the application of the aforementioned didactic game, greater efficiency is expected in the construction of the teaching-learning process on the part of students and greater dynamism in high school classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAMINHADA CROMOSSOMICA-TCC.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons