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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52975

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Title: Caminhada cromossômica como recurso didático para ensino de citogenética e doenças cromossômicas
Authors: SILVA, Elayne Maria Rufino da
Keywords: Cromossomo; Genética; Jogo; Síndrome
Issue Date: 2-Oct-2023
Citation: SILVA, Elayne Maria Rufino da. Caminhada cromossômica como recurso didático para ensino de citogenética e doenças cromossômicas. 2023. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023
Abstract: Uma das áreas em biologia de mais difícil compreensão e aprendizagem dos conteúdos abordados é a genética. A aplicação de conceitos abstratos, juntamente ao fato de a disciplina trabalhar com aspectos microscópicos e submicroscópicos, contribui para o distanciamento de seus conteúdos em relação a vida prática dos estudantes. Apesar dos livros didáticos serem valiosos e contribuírem no processo de ensino e aprendizagem, os recursos didáticos como jogos e modelos são alternativas excelentes para facilitar a compreensão de conceitos complexos, especialmente na área da Citogenética. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo confeccionar um jogo didático com a utilização de matérias de baixo custo para facilitar o aprendizado de doenças cromossômicas. Espera-se que jogo didático construído permita ao professor fundamentar o ensino da citogenética, especificamente, as doenças cromossômicas, numéricas, e tornar as aulas participativas por parte dos estudantes. Com a aplicação do referido jogo didático espera-se maior eficiência na construção do processo de ensino aprendizagem por parte dos estudantes e maior dinamismo nas aulas do ensino médio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52975
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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