Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52989
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | KLIMSA, Severina | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Rafael Douglas de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T11:18:54Z | - |
dc.date.available | 2023-10-17T11:18:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-05 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Rafael Douglas de Oliveira. A libras como primeira língua (L1) nos anos iniciais bilíngue de estudantes surdos: um estudo sobre as abordagens metodológicas utilizadas em salas bilíngues das escolas municipais do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52989 | - |
dc.description.abstract | Este estudo buscou compreender se as metodologias que são utilizadas pelos professores de salas bilíngues para surdos de escolas municipais de Recife, tendo a Libras como primeira língua (L1), estão fomentando o processo de ensino/aprendizagem dos conteúdos escolares. De natureza qualitativa, nossa investigação ocorreu em escolas com salas regulares bilíngues. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário com perguntas semiestruturadas via Google Forms. Participaram da pesquisa 10 (dez) docentes. A análise dos dados evidenciou a incidência do uso de imagens e materiais concretos tanto em Libras, Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa, e o uso da tecnologia aliado ao processo de ensino e aprendizagem. Na percepção dos docentes, as metodologias empregadas auxiliam no desenvolvimento dos estudantes surdos, mas existem muitos desafios e lacunas para a inclusão efetiva nas salas bilíngues. | pt_BR |
dc.format.extent | 22p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Educação Bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Abordagens Metodológicas | pt_BR |
dc.title | A libras como primeira língua (L1) nos anos iniciais bilíngue de estudantes surdos: um estudo sobre as abordagens metodológicas utilizadas em salas bilíngues das escolas municipais do Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9682325805949639 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9660758465511645 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rafael Douglas de Oliveira Pereira..pdf | 190,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons