Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52989
Share on
Title: | A libras como primeira língua (L1) nos anos iniciais bilíngue de estudantes surdos: um estudo sobre as abordagens metodológicas utilizadas em salas bilíngues das escolas municipais do Recife |
Authors: | PEREIRA, Rafael Douglas de Oliveira |
Keywords: | Libras; Educação Bilíngue; Abordagens Metodológicas |
Issue Date: | 22-Sep-2023 |
Citation: | PEREIRA, Rafael Douglas de Oliveira. A libras como primeira língua (L1) nos anos iniciais bilíngue de estudantes surdos: um estudo sobre as abordagens metodológicas utilizadas em salas bilíngues das escolas municipais do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este estudo buscou compreender se as metodologias que são utilizadas pelos professores de salas bilíngues para surdos de escolas municipais de Recife, tendo a Libras como primeira língua (L1), estão fomentando o processo de ensino/aprendizagem dos conteúdos escolares. De natureza qualitativa, nossa investigação ocorreu em escolas com salas regulares bilíngues. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário com perguntas semiestruturadas via Google Forms. Participaram da pesquisa 10 (dez) docentes. A análise dos dados evidenciou a incidência do uso de imagens e materiais concretos tanto em Libras, Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa, e o uso da tecnologia aliado ao processo de ensino e aprendizagem. Na percepção dos docentes, as metodologias empregadas auxiliam no desenvolvimento dos estudantes surdos, mas existem muitos desafios e lacunas para a inclusão efetiva nas salas bilíngues. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52989 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Rafael Douglas de Oliveira Pereira..pdf | 190,66 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License