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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Marina Dantas de Oliveira-
dc.contributor.authorSANTOS, Thalita de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-10-17T11:21:00Z-
dc.date.available2023-10-17T11:21:00Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.date.submitted2023-10-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Thalita de Oliveira. Aplicação do Kaizen associado aos ciclos PDCA/SDCA e ao mapeamento de processos BPMN para obter melhoria contínua de um processo crítico em uma empresa do setor elétrico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52990-
dc.description.abstractOrganizações de grande porte que lidam com alto volume de demanda de seus produtos ou serviços precisam ter seus processos produtivos bem estruturados e gerenciados para obter maior eficiência em suas operações. Diante deste contexto, este trabalho é composto por um estudo de caso, onde uma empresa do setor elétrico busca alcançar excelência em seus processos, através da filosofia de Kaizen, trazendo melhorias incrementais e sistemas de controle adicionais em uma atividade que apresentava pontos críticos e pequenas falhas em sua execução. A atividade em questão diz respeito a uma ação de combate às perdas comerciais, com o objetivo de regularizar clientes conectados à rede elétrica. Dentro desse macroprocesso, algumas subatividades enfrentavam desafios na sua realização. Ao aplicar os princípios de melhoria contínua, através das metodologias dos ciclos PDCA e SDCA e a notação BPMN para mapeamento dos processos, resultando em melhorias incrementais que se traduziram em uma redução de custos operacionais em 32% e uma diminuição de 49% nas atividades pendentes. A aplicação dessas ferramentas e a obtenção desses resultados foram alcançadas em um curto espaço de tempo e com custos de implantação extremamente baixos, ressaltando a simplicidade da solução frente a complexidade do problema enfrentado pela empresa. Além disso, esse processo de melhoria também gerou benefícios indiretos, incluindo maior envolvimento e colaboração das equipes de trabalho, bem como a padronização e disciplina nas atividades rotineiras da empresa.pt_BR
dc.format.extent55 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectKaizenpt_BR
dc.subjectCiclos PDCA/SDCApt_BR
dc.subjectMapeamento de processospt_BR
dc.subjectBPMNpt_BR
dc.titleAplicação do Kaizen associado aos ciclos PDCA/SDCA e ao mapeamento de processos BPMN para obter melhoria contínua de um processo crítico em uma empresa do setor elétrico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7739692005673095pt_BR
dc.description.abstractxLarge organizations that deal with a high volume of demand for their products or services need to have their production processes well structured and managed to achieve greater efficiency in their operations. Given this context, this work is composed of a case study, where a company in the electrical sector seeks to achieve excellence in its processes, through the Kaizen philosophy, bringing incremental improvements and additional control systems in an activity that presented critical points and small flaws in its execution. The activity in question concerns an action to combat commercial losses, with the aim of regularizing customers connected to the electricity grid. Within this macro-process, some sub-activities faced challenges in their implementation. By applying the principles of continuous improvement, through the PDCA and SDCA cycle methodologies and the BPMN notation for process mapping, resulting in incremental improvements that resulted in a 32% reduction in operational costs and a 49% reduction in pending activities . The application of these tools and obtaining these results were achieved in a short space of time and with extremely low implementation costs, highlighting the simplicity of the solution given the complexity of the problem faced by the company. Furthermore, this improvement process also generated indirect benefits, including greater involvement and collaboration of work teams, as well as standardization and discipline in the company's routine activities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

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