Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53027
Comparte esta pagina
Título : | O uso das metodologias ativas de aprendizagem em contexto de distanciamento social |
Autor : | SANTOS, Thainã Fernandes da Silva |
Palabras clave : | Metodologias ativas de aprendizagem; Modelo remoto emergencial; Tecnologias de informação e comunicação; Educação básica |
Fecha de publicación : | 2-oct-2023 |
Citación : | SANTOS, Thainã Fernandes da Silva. O uso das metodologias ativas de aprendizagem em contexto de distanciamento social. 2023. 37 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Resumen : | A implementação do Modelo Remoto Emergencial (ERE) surgiu como alternativa para dirimir a transmissão do vírus SARS-CoV-2, tornando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) as principais ferramentas de trabalhos de muitas áreas de atuação profissional e trazendo mudanças drásticas no modo de vida de todos, o que refletiu fortemente na atuação docente em seus diversos níveis. Diante disso o presente trabalho teve como objetivo identificar formas de utilização das Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) com o uso das TDICs na educação básica no período da pandemia. A partir de uma revisão integrativa da literatura, os estudos foram selecionados mediante pesquisas realizadas nas bases de dados Periódico CAPS, SciELO e Redalyc, com trabalhos publicados nos últimos 3 anos e que abordassem o nível de escolaridade Fundamental e Médio em contexto de distanciamento social. Dessa forma foram selecionados oito trabalhos que demonstraram práticas envolvendo as MAA utilizadas em conjunto com as TDIC. Concluiu-se que o ERE deixou uma marca na educação brasileira com a versatilidade da aplicação das MAA demonstrando a eficácia da utilização das TDIC em meio as práticas pedagógicas deixando de lado a ideia de que essas tecnologias dispersam o interesse dos alunos, além do mais o método ativo mais utilizado foi o modelo de sala de aula invertida tanto na integra quanto apresentando elementos mesclados a outros modelos didáticos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53027 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thainã Fernandes da Silva Santos.pdf | 554,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons