Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53114
Comparte esta pagina
Título : | Intercâmbio de ensino médio: discussão acerca das diferenças entre a experiência turística dos programas de intercâmbio privado e do Programa Ganhe o Mundo |
Autor : | ALBUQUERQUE, Camila Venus Barbachan |
Palabras clave : | Turismo de Estudos e Intercâmbios; Experiência turística; Intercâmbio de estudos de/no Ensino Médio; Programa Ganhe o Mundo |
Fecha de publicación : | 29-sep-2023 |
Citación : | ALBUQUERQUE, Camila Venus Barbachan. Intercâmbio de ensino médio: discussão acerca das diferenças entre a experiência turística dos programas de intercâmbio privado e do Programa Ganhe o Mundo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Esta pesquisa debruçou-se no estudo do segmento definido pelo Ministério do Turismo (MTUR) como Turismo de Estudos e Intercâmbios, através da análise das diferenças entre a experiência de intercâmbio de alunos que participaram dos programas de intercâmbio de Ensino Médio privado e de alunos que participaram do Programa Ganhe o Mundo (PGM), do Governo do Estado de Pernambuco. Especificamente, o artigo descreve o funcionamento tanto dos programas de intercâmbio de Ensino Médio privados quanto do Programa Ganhe o Mundo, compara o funcionamento dos mesmos e investiga como cada aspecto de divergências entre eles pode influenciar na experiência turística dos intercambistas antes, durante e depois da realização do intercâmbio. O percurso metodológico desta pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa, na qual foram realizadas pesquisas bibliográficas e documental no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na plataforma Google Acadêmico, com as palavras-chave em português e inglês presentes nos títulos dos subtópicos do Referencial Teórico desta pesquisa. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas com a participação de uma consultora de vendas de uma agência de intercâmbio, uma gestora do Programa Ganhe o Mundo e oito intercambistas que participaram tanto dos programas de intercâmbio de Ensino Médio privado, quanto do PGM. Mediante uma análise de conteúdo construída a partir da categorização com base nos procedimentos metodológicos da autora Bardin, conclui-se que os aspectos de divergência entre os programas citados afetam diretamente a experiência de intercâmbio dos alunos, uma vez que estes aspectos dificultam o processo de adaptação dos intercambistas antes, durante e depois da realização do intercâmbio, podendo dificultar a sua comunicação no idioma local, as suas relações interpessoais com a família e amigos do país visitado, a sua integração com a cultura local e o seu desenvolvimento educacional. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53114 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Turismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
INTERCAMBIO DE ENSINO MÉDIO Discussão acerca das diferenças entre a experiência turística dos programas de intercâmbio privado e do Programa Ganhe o Mundo (3).pdf | 268,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons