Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53121

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Cinthya Lucia Martins Torres Saraiva de-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Gabriela Lopes da-
dc.date.accessioned2023-10-20T23:12:23Z-
dc.date.available2023-10-20T23:12:23Z-
dc.date.issued2023-09-18-
dc.date.submitted2023-10-16-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Gabriela L. Os princípios pedagógicos do MST e o método de alfabetização de Paulo Freire: um pensar-fazer libertador para a educação no/do campo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53121-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma discussão sobre os Princípios Pedagógicos da educação do MST e a Proposta Pedagógica do Método de Alfabetização de Paulo Freire, buscando refletir as bases pedagógicas que fundamentam a educação para um pensar-fazer libertador para a população do campo. Para tal, se discute como acontecem as relações entre os princípios e a pedagogia do método a partir das concepções do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do pedagogo Paulo Freire. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa foi a abordagem qualitativa do tipo bibliográfica realizada nas seguintes produções escritas: Caderno de Educação n° 8 (1996) do MST e o capítulo 4 ‘Educação e Conscientização’, do livro de Paulo Freire, Educação Como Prática da liberdade. Alicerçadas nos estudos e na análise das produções escritas, constatou-se uma estreita relação entre os princípios que fundamentam a educação do MST e as bases para se desenvolver o método freireano na perspectiva da Educação do Campo, estabelecidas a partir da consonância de suas finalidades principais: a libertação e a reflexão das pessoas sobre a sua existência no mundo. Os princípios e suas finalidades se apresentam no caráter pedagógico, dialógico e contextual das duas perspectivas educacionais.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrincípios Pedagógicospt_BR
dc.subjectMSTpt_BR
dc.subjectMétodo Paulo Freirept_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleOs princípios pedagógicos do MST e o método de alfabetização de Paulo Freire: um pensar-fazer libertador para a educação no/do campo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3270175059291391pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4016538612405542pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc - gabriela.pdf292,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons