Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53121
Compartilhe esta página
Título: | Os princípios pedagógicos do MST e o método de alfabetização de Paulo Freire: um pensar-fazer libertador para a educação no/do campo. |
Autor(es): | SILVA, Maria Gabriela Lopes da |
Palavras-chave: | Princípios Pedagógicos; MST; Método Paulo Freire; Educação do campo |
Data do documento: | 18-Set-2023 |
Citação: | SILVA, Maria Gabriela L. Os princípios pedagógicos do MST e o método de alfabetização de Paulo Freire: um pensar-fazer libertador para a educação no/do campo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Este trabalho apresenta uma discussão sobre os Princípios Pedagógicos da educação do MST e a Proposta Pedagógica do Método de Alfabetização de Paulo Freire, buscando refletir as bases pedagógicas que fundamentam a educação para um pensar-fazer libertador para a população do campo. Para tal, se discute como acontecem as relações entre os princípios e a pedagogia do método a partir das concepções do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do pedagogo Paulo Freire. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa foi a abordagem qualitativa do tipo bibliográfica realizada nas seguintes produções escritas: Caderno de Educação n° 8 (1996) do MST e o capítulo 4 ‘Educação e Conscientização’, do livro de Paulo Freire, Educação Como Prática da liberdade. Alicerçadas nos estudos e na análise das produções escritas, constatou-se uma estreita relação entre os princípios que fundamentam a educação do MST e as bases para se desenvolver o método freireano na perspectiva da Educação do Campo, estabelecidas a partir da consonância de suas finalidades principais: a libertação e a reflexão das pessoas sobre a sua existência no mundo. Os princípios e suas finalidades se apresentam no caráter pedagógico, dialógico e contextual das duas perspectivas educacionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53121 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc - gabriela.pdf | 292,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons