Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53122

Comparte esta pagina

Título : Quem me levará sou eu: análise da trilha sonora musical do filme A História da Eternidade (2014).
Autor : MOURA, Luiza Santos de
Palabras clave : Cinema pernambucano; Trilha sonora musical; Camilo Cavalcante; Dominguinhos; A História da Eternidade
Fecha de publicación : 26-sep-2023
Citación : MOURA, Luiza Santos de Moura. Quem me levará sou eu: análise da trilha sonora musical do filme A História da Eternidade (2014). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2023.
Resumen : O presente trabalho busca configurar a música como um elemento de coesão na narrativa de filmes, ajudando a compor significado nas produções cinematográficas. Para isso, propõe-se um estudo de caso do filme A História da Eternidade (2014), do diretor Camilo Cavalcante, partindo da análise qualitativa de cenas elaboradas com músicas pré-existentes e composições originais. Levando em consideração o caráter melancólico da trilha sonora musical feita na sanfona por Dominguinhos, propõe-se relacionar essa paisagem sonora ao desenvolvimento do romance entre Querência e o sanfoneiro Cego Aderaldo. Além disso, relacionar também a contextualização biográfica de Dominguinhos e do diretor Camilo Cavalcante, apontando uma marca autoral de Camilo Cavalcante permeada pelo uso da música. A análise fílmica é baseada nos estudos de som e imagem propostos por Claudia Gorbman (1987, 2007), e Kathryn Kalinak (2010), Mannoni (2003), Pisano (2002), Morettin (2009), Carrasco (2005), Miranda (2015, 2016), Schvarzman (2008), Matos (2014), Berchmans (2006), Carvalho (2010), Esteves (2022). Bem como pelas formulações teóricas do francês Michel Chion (2009; 2011), verificadas em seu extenso trabalho sobre o som, a voz e a música no cinema. Fica claro, portanto, que os temas compostos por Dominguinhos são todos tocados na diegese, os temas instrumentais clássicos de Zbigniew Preisner são inseridos na pós-produção do filme e três das quatro músicas pré-existentes são usadas diegéticamente, utilizando dois rádios e uma vitrola e a música extra-diegética, chamada Foi Você, a música pré-existente de Márcio Greyck toca no aniversário de Alfonsina.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53122
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Luiza Santos de Moura.pdf5,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons