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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53145

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAUJO, Alexandre Viana-
dc.contributor.authorSILVA, Ariane Malheiro da-
dc.date.accessioned2023-10-23T19:21:40Z-
dc.date.available2023-10-23T19:21:40Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-10-20-
dc.identifier.citationSILVA, Ariane Malheiro da. Políticas públicas educacionais de alfabetização no brasil no período de 2003 a 2023: um estudo comparativo a partir da análise documental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal De Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53145-
dc.description.abstractO presente artigo tem o objetivo de analisar os elementos diferenciadores das políticas públicas educacionais de Alfabetização no período de 2003 a 2023. Para tal finalidade utilizamos a pesquisa documental e análise de conteúdo com base em Portarias e Decretos dos programas/projetos implementados no país no período citado, sendo eles: o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa Mais Alfabetização (PMALFA), Programa Tempo de Aprender (PTA) e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. De forma geral, os programas tiveram como foco os anos iniciais do ensino fundamental prezando pela redução das defasagens de idade-série, para formação continuada de professores, apoio pedagógico e gerencial bem como as avaliações em larga escala. Por outro lado, eles se diferenciaram ao colocarem um ator que se tornou bastante criticado que foi o assistente de alfabetização que tinha uma remuneração insignificante e um papel importante no processo. Também foi possível verificar a pouca presença do trato da questão de desigualdades nas políticas educacionais. Traz as Universidades como aspecto inovador ao estabelecê-las como parceiras e formadoras no processo de formação dos professores.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titlePolíticas públicas educacionais de alfabetização no Brasil no período de 2003 a 2023: um estudo comparativo a partir da análise documental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2483377635911210pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3321578996501111pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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