Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53145
Comparte esta pagina
Título : | Políticas públicas educacionais de alfabetização no Brasil no período de 2003 a 2023: um estudo comparativo a partir da análise documental. |
Autor : | SILVA, Ariane Malheiro da |
Palabras clave : | Políticas Públicas; Políticas Educacionais; Alfabetização |
Fecha de publicación : | 4-oct-2023 |
Citación : | SILVA, Ariane Malheiro da. Políticas públicas educacionais de alfabetização no brasil no período de 2003 a 2023: um estudo comparativo a partir da análise documental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal De Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | O presente artigo tem o objetivo de analisar os elementos diferenciadores das políticas públicas educacionais de Alfabetização no período de 2003 a 2023. Para tal finalidade utilizamos a pesquisa documental e análise de conteúdo com base em Portarias e Decretos dos programas/projetos implementados no país no período citado, sendo eles: o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa Mais Alfabetização (PMALFA), Programa Tempo de Aprender (PTA) e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. De forma geral, os programas tiveram como foco os anos iniciais do ensino fundamental prezando pela redução das defasagens de idade-série, para formação continuada de professores, apoio pedagógico e gerencial bem como as avaliações em larga escala. Por outro lado, eles se diferenciaram ao colocarem um ator que se tornou bastante criticado que foi o assistente de alfabetização que tinha uma remuneração insignificante e um papel importante no processo. Também foi possível verificar a pouca presença do trato da questão de desigualdades nas políticas educacionais. Traz as Universidades como aspecto inovador ao estabelecê-las como parceiras e formadoras no processo de formação dos professores. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53145 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ariane Malheiro da Silva.pdf | 619,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons