Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53201

Compartilhe esta página

Título: Análise do posicionamento estratégico de uma linha de produtos de limpeza utilizando análise SWOT e matriz BCG
Autor(es): SIQUEIRA, Henrique Luís Timóteo Dantas de
Palavras-chave: Estratégia; Matriz BCG; SWOT; Higiene e limpeza
Data do documento: 26-Set-2023
Citação: SIQUEIRA, Henrique Luís Timóteo Dantas de. Análise do posicionamento estratégico de uma linha de produtos de limpeza utilizando análise SWOT e matriz BCG. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A gestão de portfólio de produtos pode ser definida como o gerenciamento de produtos produzidos por uma empresa com base na avaliação de desempenho dos produtos. Dessa forma, é preciso que ocorram revisões periódicas dos produtos para identificar ineficiências destes, e assim, tomar decisões que promovam melhorias e que mantenham as linhas de produtos competitivas diante dos concorrentes. O presente estudo busca, através de uma avaliação estratégica e de posicionamento de mercado, analisar uma linha de produtos de uma indústria Brasileira do setor de higiene e limpeza. Essa análise contou com o suporte de uma equipe, composta, além do autor, de três integrantes que foram designados pelo gestor da área, para avaliar os resultados obtidos. Tal estudo contribui para a empresa, visto que não foi feito nenhum tipo de estudo semelhante desde 2020 para a linha de produtos escolhida. Para tanto, esse estudo apresenta um diagnóstico sobre os ambientes interno e externo da empresa no ano de 2023 através da análise SWOT, buscando posicionar a linha de produtos quanto ao seu poder competitivo através da Matriz BCG. Por fim, foram realizadas sugestões para cada um dos produtos, tendo em vista os resultados explicitados pela Matriz BCG, além do apontamento de ações estratégicas que foram identificadas na análise SWOT.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53201
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso - Henrique completo v9 - Versão Final.pdf879,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons