Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53218

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorMACÊDO, Elba Santos-
dc.date.accessioned2023-10-26T02:02:52Z-
dc.date.available2023-10-26T02:02:52Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-10-10-
dc.identifier.citationMACÊDO, Elba Santos. Os desafios da Educação Inclusiva e a Influência da Formação Docente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53218-
dc.description.abstractO presente artigo, objetiva identificar a influência da formação docente no cotidiano escolar de pedagogos sobre os desafios enfrentados em salas de aulas com alunos com necessidades especiais, na educação infantil. Como objetivos específicos são elencados os seguintes: a) Identificar quais os principais desafios enfrentados pelas docentes no cotidiano escolar, com alunos com necessidades especiais; b) entender como as docentes lidam com os desafios vivenciados em seus cotidianos, com o trabalho com alunos com necessidades especiais; e c) analisar a formação docente dos pedagogos, entendendo sua influência nesse contexto de sala de aula. A pesquisa aqui realizada é de abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso. Para responder aos nossos objetivos, foi utilizada a entrevista semi-estruturada, realizadas com pedagogas atuantes na educação infantil que tenham presentes em suas salas de aula, um ou mais alunos com necessidades especiais. Contudo, foi observado que normalmente não são oferecidas disciplinas de educação especial e nem formações continuadas sobre o tema. Também constatasse que, a formação adequada faz-se como um meio imprescindível para superação dos desafios do cotidiano docente na educação inclusiva.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.titleOs desafios da Educação Inclusiva e a Influência da formação docente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Elba Santos de Macêdo.pdf276,36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons