Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53218

Comparte esta pagina

Título : Os desafios da Educação Inclusiva e a Influência da formação docente.
Autor : MACÊDO, Elba Santos
Palabras clave : Educação Inclusiva; Formação Docente; Desafios
Fecha de publicación : 26-sep-2023
Citación : MACÊDO, Elba Santos. Os desafios da Educação Inclusiva e a Influência da Formação Docente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : O presente artigo, objetiva identificar a influência da formação docente no cotidiano escolar de pedagogos sobre os desafios enfrentados em salas de aulas com alunos com necessidades especiais, na educação infantil. Como objetivos específicos são elencados os seguintes: a) Identificar quais os principais desafios enfrentados pelas docentes no cotidiano escolar, com alunos com necessidades especiais; b) entender como as docentes lidam com os desafios vivenciados em seus cotidianos, com o trabalho com alunos com necessidades especiais; e c) analisar a formação docente dos pedagogos, entendendo sua influência nesse contexto de sala de aula. A pesquisa aqui realizada é de abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso. Para responder aos nossos objetivos, foi utilizada a entrevista semi-estruturada, realizadas com pedagogas atuantes na educação infantil que tenham presentes em suas salas de aula, um ou mais alunos com necessidades especiais. Contudo, foi observado que normalmente não são oferecidas disciplinas de educação especial e nem formações continuadas sobre o tema. Também constatasse que, a formação adequada faz-se como um meio imprescindível para superação dos desafios do cotidiano docente na educação inclusiva.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53218
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Elba Santos de Macêdo.pdf276,36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons