Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53261
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Nélio Vieira de | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Josefa Renata Lira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T16:02:02Z | - |
dc.date.available | 2023-10-26T16:02:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Josefa Renata Lira de. As metodologias ativas no ambiente escolar: Perspectivas teóricas e práticas apresentadas nas pesquisas acadêmicas brasileiras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53261 | - |
dc.description.abstract | O estudo bibliográfico foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia e objetivou investigar as concepções teóricas e práticas apresentadas nas pesquisas educacionais sobre as metodologias ativas no Brasil. Para construção do corpus de análise realizamos levantamento de produções científicas na Associação Nacional de Pesquisa e pós-graduação em educação - ANPED, tomando como base o GT didática da 38º, 39º e 40ª edição. E, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, utilizando “metodologias ativas”, “perspectivas teóricas”, “perspectivas práticas”, e, “ambiente educacional” como palavras-chave. Foram consideradas publicações de 2017 a 2022 com a presença do termo “metodologias ativas” no título e/ou no assunto, dissertações sobre educação, e, escrita em português. As pesquisas e ideias apresentadas estão organizadas em três categorias temáticas: metodologias ativas e a perspectiva tecnicista; metodologias ativas e perspectiva crítica; Docente como mediador, estudante como protagonista. A partir dos resultados da pesquisa, concebemos a importância das metodologias ativas para exercício de uma educação que enxerga o aluno em sua totalidade, considerando o contexto, especificidades, necessidades e potencialidades. Para tanto, se faz necessário que o profissional docente busque compreender seu papel na educação, bem como as possibilidades de metodologias para o exercício de sua prática, e, seus fundamentos teóricos metodológicos. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | As metodologias ativas no ambiente escolar: perspectivas teóricas e práticas apresentadas nas pesquisas acadêmicas brasileiras. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/8742599670682630 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0263427602095239 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Josefa Renata Lira de Santana.pdf | 752,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons