Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53261

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Nélio Vieira de-
dc.contributor.authorSANTANA, Josefa Renata Lira de-
dc.date.accessioned2023-10-26T16:02:02Z-
dc.date.available2023-10-26T16:02:02Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.date.submitted2023-10-24-
dc.identifier.citationSANTANA, Josefa Renata Lira de. As metodologias ativas no ambiente escolar: Perspectivas teóricas e práticas apresentadas nas pesquisas acadêmicas brasileiras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53261-
dc.description.abstractO estudo bibliográfico foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia e objetivou investigar as concepções teóricas e práticas apresentadas nas pesquisas educacionais sobre as metodologias ativas no Brasil. Para construção do corpus de análise realizamos levantamento de produções científicas na Associação Nacional de Pesquisa e pós-graduação em educação - ANPED, tomando como base o GT didática da 38º, 39º e 40ª edição. E, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, utilizando “metodologias ativas”, “perspectivas teóricas”, “perspectivas práticas”, e, “ambiente educacional” como palavras-chave. Foram consideradas publicações de 2017 a 2022 com a presença do termo “metodologias ativas” no título e/ou no assunto, dissertações sobre educação, e, escrita em português. As pesquisas e ideias apresentadas estão organizadas em três categorias temáticas: metodologias ativas e a perspectiva tecnicista; metodologias ativas e perspectiva crítica; Docente como mediador, estudante como protagonista. A partir dos resultados da pesquisa, concebemos a importância das metodologias ativas para exercício de uma educação que enxerga o aluno em sua totalidade, considerando o contexto, especificidades, necessidades e potencialidades. Para tanto, se faz necessário que o profissional docente busque compreender seu papel na educação, bem como as possibilidades de metodologias para o exercício de sua prática, e, seus fundamentos teóricos metodológicos.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titleAs metodologias ativas no ambiente escolar: perspectivas teóricas e práticas apresentadas nas pesquisas acadêmicas brasileiras.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8742599670682630pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263427602095239pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Josefa Renata Lira de Santana.pdf752,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons