Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53280

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de-
dc.contributor.authorALMEIDA, Adilma Larissa de-
dc.date.accessioned2023-10-27T01:10:43Z-
dc.date.available2023-10-27T01:10:43Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-10-26-
dc.identifier.citationALMEIDA, Adilma. Coordenação pedagógica e a formação continuada de professores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53280-
dc.description.abstractO presente trabalho se inscreve no campo das discussões sobre formação docente e tem como principal objetivo analisar como o trabalho do coordenador pedagógico enquanto formador pode contribuir na formação continuada de professores. A pesquisa fundamentou-se em dois eixos teóricos: o papel do coordenador pedagógico como formador, com base em autores como Santana (2011), Franco (2008), Girardelo (2018), Almeida (2009) e Lima e Santos (2007); e a formação continuada, apoiado em Imbernón (2001), Colares e Rocha (2016), Nóvoa (1995) e Pimenta (2002). No percurso metodológico utilizou-se de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, que ocorreu através da participação de dois coordenadores. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo segundo Bardin (1977). Dessa forma, a partir dos dados coletados durante a pesquisa, fica evidente que devido às constantes mudanças que ocorrem na sociedade, é fundamental para os professores a participação nas formações continuadas, sendo essas pautadas na reflexão da prática pedagógica. Ainda, a participação do coordenador pedagógico é essencial no processo de transformação e adaptação das práticas escolares às situações do cotidiano, fazendo com que o processo ensino-aprendizagem possa trazer mudanças para toda a comunidade escolar. Ao final desse estudo, percebeu-se que desenvolvimento, inovação e criatividade são palavras essenciais para o profissional em educação atuar perante a realidade a qual está inserido.pt_BR
dc.format.extent19p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleCoordenação pedagógica e a formação continuada de professores.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.description.abstractxThe present work falls within the field of discussions on teacher training and its main objective is to analyze how the work of the pedagogical coordinator as a trainer can contribute to the continued training of teachers. The research was based on two theoretical axes: the role of the pedagogical coordinator as a trainer, based on authors such as Santana (2011), Franco (2008), Girardelo (2018), Almeida (2009) and Lima and Santos (2007); and continued training, supported by Imbernón (2001), Colares e Rocha (2016), Nóvoa (1995) and Pimenta (2002). In the methodological path, semi-structured interviews were used as a data collection instrument, which occurred through the participation of two coordinators. The data were analyzed using Content Analysis according to Bardin (1977). Therefore, based on the data collected during the research, it is evident that due to the constant changes occurring in society, it is essential for teachers to participate in ongoing training, which is based on reflection on pedagogical practice. Furthermore, the participation of the pedagogical coordinator is essential in the process of transforming and adapting school practices to everyday situations, ensuring that the teaching-learning process can bring changes to the entire school community. At the end of this study, it was realized that development, innovation and creativity are essential words for education professionals to act in the reality in which they are inserted.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Adilma Larissa de Almeida.pdf222,84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons