Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53293

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Rodrigo Miranda-
dc.contributor.authorGREVETTI, Nicoly Cristina da Rocha-
dc.date.accessioned2023-10-30T14:20:50Z-
dc.date.available2023-10-30T14:20:50Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-10-23-
dc.identifier.citationGREVETTI, Nicoly. As mulheres no Sci-Fi:o machismo e a misoginia nas representações femininas em filmes de ficção científica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53293-
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de analisar e comparar personagens femininas de franquias de ficção científica, levando em conta os filmes mais antigos e os mais atuais. Foram comparadas a personagem Rachael de Blade Runner: O caçador de andróides (1982) com a personagem Joi de Blade Runner: 2049 (2017), bem como a personagem Ripley de Alien (1979) e a personagem Shaw de Prometheus (2012) e por último Leia da Trilogia Star Wars (1997-1983) e Rey da Trilogia Star Wars (2015-2019). A partir disso, procura-se compreender a mulher no gênero de ficção científica, principalmente nas representações femininas dos filmes de maior sucesso. Aborda-se assim o contexto histórico do gênero, a mulher em relação ao mercado de trabalho, à ciência e tecnologia, e principalmente a critica feminista ao cinema e a relevância das representações sociais nos produtos midiáticos em uma sociedade totalmente midiatizada. Para entender a origem e história do gênero literário de ficção científica, bem como principais definições, obras e autores é utilizado Adam Roberts (2018). Para abordar a mulher no mercado de trabalho e sua relação com a tecnologia e a ciência é utilizada Michelle Perrot (2007) e Judy Wajcman (1998). Os autores presentes em Robin Reid (2009) foram utilizados para compreender a participação da mulher no gênero literário de ficção científica. Para discutir as representações sociais na mídia, utiliza-se Moscovici a partir de Pavarino (2003). Os estudos sobre às criticas feminista ao cinema são trabalhados a partir de Laura Mulvey (1973) e Gubernikoff (2009). Para entender a participação da mulher na sci-fi, desde a literatura às produções audiovisuais, bem como sua representação nessas produções, serão utilizados os autores presentes em Robin Reid (2009), Cristina Amich Elías (2007) e Carolina Ayres Mayer (2018). Após análises das personagens das franquias Blade Runner, Star Wars e Alien considera-se que, com a presença de mulheres nas etapas de roteiro, produção e/ou direção dos filmes, as mudanças nas representatividades da mulher nos filmes de ficção científica podem ser mais significativas e romper mais signos e estereótipos ligados a mulher.pt_BR
dc.format.extent166p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFicção científicapt_BR
dc.subjectDiscussões de gêneropt_BR
dc.subjectLiteratura feministapt_BR
dc.subjectTeoria feminista do cinemapt_BR
dc.subjectTeoria das representações sociaispt_BR
dc.titleAs mulheres no Sci-Fi: o machismo e a misoginia nas representações femininas em filmes de ficção científica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8190255441425822pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6498132660066720pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze and compare female characters from science fiction franchises, taking into account the oldest and most current films. The character Rachael from Blade Runner: The Android Hunter (1982) was compared with the character Joi from Blade Runner: 2049, as well as the character Ripley from Alien (1979) and the character Shaw from Prometheus (2012) and finally Leia from Star Wars Trilogy (1997-1983) and Rey from the Star Wars Trilogy (2015-2019). From this, we seek to understand women in the science fiction genre, mainly in female representations in the most successful films. This addresses the historical context of the genre, women in relation to the labor market, science and technology, and mainly feminist criticism of cinema and the relevance of social representations in media products in a fully mediatized society. To understand the origin and history of the science fiction literary genre, as well as main definitions, works and authors, Adam Roberts (2018) is used. To address women in the job market and their relationship with technology and science, Michelle Perrot (2007) and Judy Wajcman (1998) are used. The authors presented in Robin Reid (2009) were used to understand women's participation in the science fiction literary genre. To discuss social representations in the media, Moscovici is used based on Pavarino (2003). Studies on feminist criticism of cinema are works from Laura Mulvey (1973) and Gubernikoff (2009). To understand women's participation in science fiction, from literature to audiovisual productions, as well as their representation in these productions, the authors present in Robin Reid (2009), Cristina Amich Elías (2007) and Carolina Ayres Mayer (2018) will be used. After analyzing the characters from the Blade Runner, Star Wars and Alien franchises, it is considered that, with the presence of women in the stages of scriptwriting, production and/or direction of the films, changes in the representation of women in science fiction films can be more meaning and breaking more signs and stereotypes linked to women.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Nicoly Grevetti.pdf64,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons