Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53297
Compartilhe esta página
Título: | Probabilidade na escola versus probabilidade no cotidiano: diferentes olhares produzidos por licenciandos em matemática. |
Autor(es): | DUARTE JUNIOR, Francisco Simplicio |
Palavras-chave: | Educação; Ensino de Probabilidade; Probabilidade no cotidiano |
Data do documento: | 28-Set-2023 |
Citação: | JUNIOR, Francisco Simplicio Duarte. Probabilidade na escola versus probabilidade no cotidiano: diferentes olhares produzidos por licenciandos em matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de curso ( Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Este trabalho visa analisar, através de uma pesquisa qualitativa e participativa, o que estudantes dos períodos iniciais do curso de Matemática-Licenciatura, de uma universidade pública do estado de Pernambuco, entendem por probabilidade a partir daquilo que estudaram e aprenderam durante suas trajetórias escolares, quais as suas concepções e seus conhecimentos a respeito do tema, e como eles aplicam tais conhecimentos em situações cotidianas. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário de forma online. Verificou-se que a maioria dos licenciandos que participaram da pesquisa, têm concepções corretas relacionadas ao conhecimento probabilístico, e também compreendem os conceitos básicos de probabilidade, apesar de apresentarem algumas fragilidades na interpretação de algumas questões. No entanto, foi possível notar algumas dificuldades por parte de alguns dos estudantes, em conseguirem utilizar o conhecimento probabilístico que aprenderam na escola, em situações mais práticas do cotidiano. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53297 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Francisco Simplicio Duarte Junior.pdf | 876,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons