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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53301

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Ariane Carla Campos de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Ellyzanne Mychellynne Silva de-
dc.date.accessioned2023-10-30T16:08:47Z-
dc.date.available2023-10-30T16:08:47Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.date.submitted2023-10-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA,Ellyzanne Mychellynne Silva de Oliveira. O uso da gamificação na formação inicial de professores de quimica do estado de Pernambuco.2023. Química licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53301-
dc.description.abstractO ensino de química ajuda a introduzir e a explorar informações sobre fenômenos naturais e artificiais que fazem parte do cotidiano do aluno, explorar esses aspectos ajuda a favorecer a (re)construção e a ampliação de novos saberes, além de instigar a concepção da identidade científica. No entanto, o processo de ensino aprendizagem é considerado, por muitos, como complexo. Nos processos educativos, a gamificação merece destaque, sobretudo, por ampliar a motivação além de direcionar o sujeito na resolução de problemas, promovendo a aprendizagem. Mais recentemente, a gamificação passou a ser vista como uma estratégia de ensino e aprendizado para uma geração que já se encontra imersa no universo dos games. Essa pesquisa teve como objetivo refletir sobre o uso da gamificação na formação inicial de professores de química do estado de Pernambuco. Sobre a natureza desta pesquisa, optou-se pela pesquisa básica, exploratória de viés qualitativo. Sendo convidados para participar de forma voluntária professores de química em formação inicial das Universidades Federais e Institutos Federais do estado de Pernambuco. Em fundamentação aos dados levados foi possivel observar que existe uma pouco uso da gamificação em sala de aula. Durante a formação inicial de docentes de química poucos são aquels que participaram de aulas que trazem o conceito de gamificação e que desafia o aluno a criar jogos para a demonstração de conteúdo em sala de aula. Ainda faz necessário repensar que professores não tem sido formados para atuar na perspectivas das metodologias ativas, pois estas não são exploradas por professores formadores.pt_BR
dc.format.extent67ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleO uso da gamificação na formação inicial de professores de química do estado de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7764204807506356pt_BR
dc.description.abstractxChemistry teaching helps to introduce and explore information about natural and artificial phenomena that are part of the student's daily life. Exploring these aspects helps to favor the (re)construction and expansion of new knowledge, in addition to instigating the conception of scientific identity . However, the teaching-learning process is considered, by many, to be complex. In educational processes, gamification deserves to be highlighted, above all, for increasing motivation in addition to directing the subject to solve problems, promoting learning. More recently, gamification has come to be seen as a teaching and learning strategy for a generation that is already immersed in the universe of games. This research aimed to reflect on the use of gamification in the initial training of chemistry teachers in the state of Pernambuco. Regarding the nature of this research, we opted for basic, exploratory research with a qualitative bias. Chemistry teachers in initial training from Federal Universities and Federal Institutes in the state of Pernambuco were invited to participate on a voluntary basis. Based on the data collected, it was possible to observe that there is little use of gamification in the classroom. During the initial training of chemistry teachers, few participated in classes that bring the concept of gamification and challenge the student to create games to demonstrate content in the classroom. It is still necessary to rethink that teachers have not been trained to work from the perspective of active methodologies, as these are not explored by teacher trainers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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