Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53306

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOIMBRA, Leandro Willer Pereira-
dc.contributor.authorSANTOS, David Alves dos-
dc.date.accessioned2023-10-30T16:30:22Z-
dc.date.available2023-10-30T16:30:22Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-11-23-
dc.identifier.citationSANTOS, David Alves dos. Instituições de Ensino superior e crescimento econômcio dos estados do nordeste brasileiro: investigando a relação entre 2003-2019. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Ciências Econômicas - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53306-
dc.description.abstractEste estudo investigou a expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) na Região Nordeste do Brasil e sua relação com o crescimento econômico dos estados da mesma região durante o período de 2003 a 2019. O objetivo principal foi coletar e analisar dados relacionados à educação superior e ao PIB per capita na região, empregando uma análise econométrica em um modelo de regressão de dados em painel. A pesquisa explorou a influência das IES no crescimento econômico regional, respondendo à seguinte pergunta: existe uma associação entre o aumento do acesso ao ensino superior pelos nordestinos e as variações no crescimento econômico observadas na Região Nordeste ao longo das últimas duas décadas? Os resultados revelaram que, embora não tenha sido identificada uma relação estatisticamente significativa entre o número de instituições de ensino superior e o PIB per capita durante o período analisado, houve uma relação notável e positiva entre o número de matrículas nas IES e o PIB per capita.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectCrescimento Econômicopt_BR
dc.subjectNordeste Brasileiropt_BR
dc.titleInstituições de ensino superior e crescimento econômico dos estados do Nordeste Brasileiro: investigando a relação entre 2003-2019.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8100308632323678pt_BR
dc.description.abstractxThis study examined the expansion of Higher Education Institutions (HEIs) in the Northeast Region of Brazil, aiming to uncover their relationship with the economic growth of the states in the same region from 2003 to 2019. The objective was to compile data related to higher education and per capita GDP in the region during this period, enabling an econometric analysis with per capita GDP of the Northeastern states as the dependent variable. The method employed involved a panel data regression analysis for the period from 2003 to 2019. The research sought to understand how HEIs could influence regional economic growth by addressing the following question: Is there an association between increased access to higher education by Northeastern residents and the variations in economic growth observed in the Northeast Region over the past two decades? The results showed that while there was no statistically significant relationship between the number of higher education institutions and per capita GDP during the analyzed period, there was a notable and positive relationship between the number of enrollments in HEIs and per capita GDP.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC David Alves dos Santos.pdf503,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons