Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53306

Share on

Title: Instituições de ensino superior e crescimento econômico dos estados do Nordeste Brasileiro: investigando a relação entre 2003-2019.
Authors: SANTOS, David Alves dos
Keywords: Instituições de Ensino Superior; Crescimento Econômico; Nordeste Brasileiro
Issue Date: 26-Sep-2023
Citation: SANTOS, David Alves dos. Instituições de Ensino superior e crescimento econômcio dos estados do nordeste brasileiro: investigando a relação entre 2003-2019. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Ciências Econômicas - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este estudo investigou a expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) na Região Nordeste do Brasil e sua relação com o crescimento econômico dos estados da mesma região durante o período de 2003 a 2019. O objetivo principal foi coletar e analisar dados relacionados à educação superior e ao PIB per capita na região, empregando uma análise econométrica em um modelo de regressão de dados em painel. A pesquisa explorou a influência das IES no crescimento econômico regional, respondendo à seguinte pergunta: existe uma associação entre o aumento do acesso ao ensino superior pelos nordestinos e as variações no crescimento econômico observadas na Região Nordeste ao longo das últimas duas décadas? Os resultados revelaram que, embora não tenha sido identificada uma relação estatisticamente significativa entre o número de instituições de ensino superior e o PIB per capita durante o período analisado, houve uma relação notável e positiva entre o número de matrículas nas IES e o PIB per capita.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53306
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC David Alves dos Santos.pdf503,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons